Buscar

Quais são as melhores ferramentas para quem deseja iniciar um negócio digital

Cb image default
Divulgação

Na era digital as alternativas de negócio digital são várias. Há a possibilidade de garantir um bom dinheiro por meio de uma loja virtual, por exemplo, especialmente no período de pandemia, em que o e-commerce se torna uma opção para atender clientes e vender produtos.

Outras alternativas de negócio digital é o gerenciamento de um canal de vídeos. O formato audiovisual já se tornou acessível para todos os tipos de público.

A prova disso é o fato de que os vídeos podem ser acessados tanto por meio de um Desktop quanto por dispositivos móveis. Além do mais são fáceis de serem produzidos.

Seja um canal de vídeos, um e-commerce, um curso online ou outro tipo de negócio digital, é fundamental poder contar com as ferramentas adequadas. Por isso, confira no artigo abaixo quais as melhores tecnologias para quem deseja iniciar um empreendimento online.

A ferramenta mais adequada para o seu negócio

Hoje em dia, o empreendedor tem à disposição várias ferramentas para gerenciar um negócio online. Quem gerencia uma loja virtual deve contar com ferramentas específicas para essa área, assim como quem administra um blog pessoal, por exemplo.

São diversas alternativas de negócios digitais nos dias de hoje. Entre essas alternativas estão o segmento do e-commerce e da produção de conteúdo.

Para cada uma delas há ferramentas apropriadas, que auxiliam na gestão desse negócio e na interação com as personas. Vale mencionar que a melhor ferramenta é aquela que melhor se adequa às necessidades do seu negócio.

Por isso, um simples app pode ser de grande ajuda para um pequeno negócio, como da mesma forma, uma solução mais robusta desenvolvida sob medida pode ser a única solução para uma multinacional.

Nos tópicos abaixo nós elencamos algumas dessas ferramentas que podem ser ideais para vários tipos de negócios. Vamos conferir? 

Cb image default
Divulgação

As melhores ferramentas para as mais diversas áreas

A tecnologia está aí para ajudar. A era digital trouxe novas maneiras de vender produtos e serviços, novas alternativas para comprar tais produtos e serviços, inclusive novos métodos para trabalhar e estudar.

A pandemia que surgiu no meio do caminho tornou evidente o quanto a internet e a tecnologia digital são importantes. Por isso, para quem deseja iniciar um negócio digital, vale conhecer quais são essas ferramentas.

Loja Virtual

Antes mesmo da pandemia parar o mundo, o e-commerce já era uma alternativa eficiente para quem queria investir em um negócio digital. Na era digital pós-Covid-19, ter uma loja online se tornou essencial para viabilizar a venda de produtos e serviços.

De acordo com dados do E-Commerce Brasil, o comércio online cresceu 73,88% no ano passado em nosso país.

De acordo também com o estudo da Mastercard SpendingPulse, o e-commerce no Brasil cresceu cerca de 75% no Brasil em 2020. E essa tendência demonstra o mesmo crescimento ou manutenção neste ano.

Mais do que uma alternativa, é possível afirmar que ter uma loja virtual se tornou a solução para os empreendedores se adaptarem ao atual contexto, marcado por pandemia e pela presença da digitalização nos negócios.

Já se foi o tempo em que as pessoas ficavam com um pé atrás diante das vendas por internet. Hoje em dia muita gente não vê empecilhos ao acessar um e-commerce e efetuar a compra de um produto.

Apesar disso, uma loja virtual, assim como uma loja física, também necessita de um gerenciamento adequado. Por isso, ter à disposição um bom serviço de hospedagem de site já é um passo importante.

A hospedagem traz uma série de benefícios para o e-commerce, desde certificados de segurança a velocidade no carregamento das páginas. Mas é também necessário possuir as ferramentas apropriadas para a criação e a administração desse tipo de loja virtual. Conheça algumas das mais conhecidas a seguir. 

Cb image default
Divulgação

Magento: É uma das mais recomendadas quando o assunto é plataforma de e-commerce. Ela possui uma interface bastante intuitiva, facilitando ao máximo o manuseio e o gerenciamento da loja virtual.

De uma forma geral, é possível afirmar ainda que ela conta com todas as características fundamentais para o bom funcionamento de um e-commerce.

O Magento permite cadastrar produtos, gerenciar estoques, oferecer diferentes meios de pagamentos e também gerar relatórios acerca das vendas.

Shopify: Permite criar e gerenciar uma loja virtual. Além disso, o Shopify também preza pela intuitividade, disponibilizando templates prontos e facilitando a personalização do seu e-commerce.

A plataforma também permite integrar a loja com as redes sociais e outros recursos, otimizando assim as estratégias de venda e o alcance de público.

Wix: Quando alguém fala em criar um site ou blog ela aparece como uma opção. Porém, o Wix também pode ser utilizada como uma ferramenta para construir e administrar uma loja online.

A ferramenta é bem fácil de usar e permite oferecer diversos tipos de produtos, determinar regras de fretes, bem como oferecer alternativas de pagamentos que facilitam as compras.

Cursos Online

Outro segmento de negócio digital que traz vários benefícios é o de cursos online. Isso não é surpresa, afinal, na era digital, conteúdo e informação se tornaram bens valiosos.

A internet se tornou o local onde as pessoas encontram os mais variados assuntos, desde dicas sobre jardinagem a temas sobre gastronomia. É nesse contexto, de que o conhecimento tem valor, que os cursos online já se tornaram um excelente empreendimento digital.

Não há limites para os temas abordados em um curso na internet. Quem domina a arte de tocar um instrumento musical, pode elaborar aulas online acerca do tema. Quem sabe tudo sobre maquiagem também pode preparar um curso sobre isso.

Assuntos não faltam, basta escolher o tema que você domina e mostrar para quem quer aprender. Porém, para que o curso online tenha qualidade e credibilidade, é necessário contar com as ferramentas adequadas para isso. Veja abaixo algumas das mais conhecidas.

Hotmart: É um serviço que oferece hospedagem para e-books (livros digitais), vídeos e outros infoprodutos que viabilizam a disponibilização de conteúdo online.

Por isso, a Hotmart se tornou bastante conhecida quando se trata de negócio digital voltado para a produção de conteúdo e também Marketing de afiliados.

Udemy: É um marketplace de cursos online criado em 2010. Quem tem interesse em dar aulas para assegurar uma renda extra na web pode preencher um cadastro no site. Para os alunos, o Udemy permite pagamento por cartão de crédito, débito, Paypal e boleto bancário.

Edools: É uma alternativa interessante de ferramenta capaz de proporcionar o Ensino à Distância. Ela traz recursos que tornam o armazenamento e o compartilhamento de conteúdo bastante eficiente.

Essa ferramenta permite, por exemplo, criar um sistema de gamificação para deixar o conteúdo mais lúdico e interativo, bem como possibilita dividir o conteúdo por módulos. Isso facilita expor os assuntos e a assimilação dos mesmos.

Canal de vídeo

O formato audiovisual é, nos dias de hoje, um dos queridinhos do público. Razões para isso não faltam. Vídeos servem para impulsionar os mais variados negócios digitais, são fáceis de serem acessados e já não é tão difícil produzi-los.

Não é à toa que o Youtube tenha se tornado tão relevante. Atualmente ele é um depósito de conteúdos dos mais variados. Graças a isso, monetizar um canal no Youtube se tornou uma boa alternativa de lucro.

Além de escolher o assunto que você irá abordar nos vídeos, é essencial ter à disposição também algumas ferramentas que viabilizam a edição do material. Fique por dentro sobre algumas alternativas na sequência. 

Cb image default
Divulgação

ClipChamp: É uma ferramenta útil para quem é iniciante ainda nos procedimentos de edição. Uma das características dele é proporcionar o método “clicar e arrastar”, que o torna muito intuitivo.

Por meio dele o usuário pode elaborar vídeos para Youtube, anúncios para Facebook, Instagram, slideshows, entre outras opções.

iMovie: É uma ferramenta disponível apenas para os usuários de iOS, seja no Desktop ou em dispositivos móveis.

Além de ser um software amigável, ele apresenta aqueles procedimentos básicos de edição, como, por exemplo, cortar, inserir áudio, texto e elaborar transições criativas.

VivaVideo: Além de estar disponível para Android e iOS, ele é uma solução para aqueles empreendedores que pretendem gravar e editar conteúdo para as redes sociais direto do seu dispositivo móvel.

Outra característica que chama a atenção é o fato da VivaVideo trazer filtros criativos e várias músicas que podem funcionar como trilha sonora dos vídeos.

São várias as oportunidades para quem quer iniciar um negócio digital

Criar um e-commerce, ter um canal de vídeos, vender infoprodutos, vender cursos online. Enfim, opções não faltam. Porém, além de contar com um bom registro de domínio, um serviço de hospedagem de site, é preciso conhecer também as ferramentas que irão ajudar o seu negócio.

Na era digital há ferramentas que permitem editar vídeos, gerenciar lojas online, viabilizar o Ensino à Distância, ou seja, não faltam alternativas para quem deseja iniciar um negócio na internet.

Por tudo isso, vale conhecer as ferramentas capazes de ajudar a tornar qualquer empreendimento mais efetivo.