Buscar

Ação Integrada de Fiscalização Urbana resulta em prisões, notificações e interdição de comércio ilegal em Maracaju

Na noite do último sábado (13) foi desencadeada, em Maracaju, uma Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU), reunindo forças de segurança e órgãos fiscalizadores em uma operação conjunta de grande porte. A ação foi coordenada pelo Comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Nelson Vieira Tolotti, e pelo Delegado de Polícia Civil de Maracaju, Dr. Pedro Paiva Brandão.

A força-tarefa contou com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária, Fiscais de Posturas e Secretaria de Fazenda do Município, totalizando 30 agentes públicos. O objetivo foi fiscalizar estabelecimentos comerciais com histórico de reiteradas denúncias, incluindo casos de perturbação do sossego, fornecimento de bebidas alcoólicas a menores de idade, comercialização de produtos proibidos, infringência de normas municipais e até tráfico de drogas. Também foram realizadas ações de trânsito para coibir irregularidades.

Ao todo, 10 comércios foram fiscalizados. A operação resultou em 03 prisões em flagrante por venda de bebidas alcoólicas a menores e comercialização de produtos sem registro na vigilância sanitária, além de 06 notificações e 01 interdição de estabelecimento.

No trânsito, foram montados diversos pontos de bloqueio, com foco na repressão a motocicletas com escapamentos adulterados (descarga livre) e manobras perigosas conhecidas como “graus”. Como resultado, 07 motocicletas foram recolhidas.

Os coordenadores da AIFU reforçaram que não é moral, tampouco legal, explorar crianças e adolescentes sob a falsa justificativa de comércio, prática que configura crime e será combatida com rigor.

Por fim, as instituições participantes destacaram que ações desse tipo serão constantes em Maracaju, visando manter a cidade mais segura, garantir a ordem pública e promover um comércio justo, livre de práticas ilegais e desleais.