Buscar

Vítimas graves de Covid-19 em Maracaju são encaminhadas para São Paulo

Três moradores de Maracaju foram encaminhados para São Paulo na tarde deste domingo (06), eles são vítimas graves da Covid-19.

O prefeito de Maracaju, Marcos Calderan (PSDB) esteve no Hospital Soriano Correa acompanhando o encaminhamento deles em três ambulâncias, “estivemos no hospital para acompanhar a saída das ambulâncias até o aeroporto de Campo Grande. Peço que Deus os abençoe e os proteja, é lamentável o momento que estamos passando em meio a essa pandemia”, disse o prefeito.

O secretário municipal de saúde, Thiago Caminha acompanhou a comitiva de ambulâncias até o aeroporto da Capital juntamente com os médicos.

O envio se fez necessário diante da situação de caos que Mato Grosso do Sul vem enfrentando, em relação à Covid-19. Hospitais estão superlotados, neste domingo, o número de pessoas à espera de vagas chegou a 251 e também foi registrada falta de alguns medicamentos para atender as vítimas.

Em estado grave, os pacientes decolaram em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), rumo à São Paulo às 18h25. Além dos três pacientes de Maracaju, outros dois pacientes de Campo Grande também foram encaminhados no mesmo avião.

Encaminhamentos para outros Estados - As transferências de sul-mato-grossenses para outros estados começaram na quarta-feira (2). Uma paciente de Bonito foi encaminhada para Porto Velho, em Rondônia. O estado havia oferecido 10 leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) ao governo de Mato Grosso do Sul.

Na sexta-feira (4), mais 7 pacientes de Dourados seguiram para Rondônia, e, no sábado (5), mais um caso grave, desta vez do município de Itaquirai, foi enviado para o estado, totalizando nove transferências.

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, agradeceu o gesto humanitário dos governos de São Paulo e Rondônia. ”Seremos eternamente gratos com São Paulo, assim como Rondônia, por essa ajuda tão importante neste momento crítico que Mato Grosso do Sul está enfrentando”, destacou.