Buscar

Presidente da Câmara pede implantação de Clínica de Atendimento Pós-Covid

Cb image default
Divulgação

O Presidente da Câmara Municipal de Maracaju, Robert Ziemann (PSDB) encaminhou um pedido ao Prefeito Marcos Calderan e também ao Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha. De acordo com a assessoria de comunicação, o pedido visa a necessidade da criação de uma Clínica de Atendimento Pós-covid, sendo que este local contaria com atendimento especializado de fisioterapeutas e psicólogos, justamente para atender as demandas de melhorias após a cura da doença.

Segundo a fisioterapeuta e professora do curso de Fisioterapia da Estácio, Indianara Araújo, o coronavírus causa um processo inflamatório importante nos pulmões, afetando diretamente a troca gasosa e, por isso, os pacientes podem entrar em falência respiratória muito rapidamente. “O trabalho do fisioterapeuta é avaliar o sistema respiratório dos infectados para verificar a troca gasosa e os sinais de desconforto respiratório, verificando a necessidade de oxigenoterapia, suporte ventilatório não invasivo ou invasivo”, explica.

A fisioterapia também tem papel muito importante na fase de transição do tratamento, quando o paciente deixa de necessitar de auxílio mecânico para a respiração e precisa retomar a sua autonomia respiratória e funcional. 

“Quem passa muito tempo na ventilação pode apresentar, ainda, quadro de fraqueza muscular generalizada, pois passou muito tempo com o corpo imóvel e recebendo medicações a base de corticoide. Isso causa perda da massa muscular e da funcionalidade do corpo, com restrições importantes na mobilidade. Por isso, mesmo após a alta, é necessário que o acompanhamento fisioterapêutico seja mantido”, conta.

O prefeito Marcos Calderan avalia a viabilidade do pedido, mas se mostrou favorável a medida como mais um investimento na saúde.