Buscar

Prefeito confirma apoio ao Programa ‘Produzir Brasil’ implantado em Assentamentos de Maracaju

A Prefeitura de Maracaju confirmou total apoio ao Programa de Consolidação de Assentamentos – Produzir Brasil. Desenvolvido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo e implementado através de chamada pública pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (ANATER), o programa tem como objetivo transformar a assistência técnica convencional para atender às novas exigências da sociedade brasileira e do público de famílias assentadas.

A ação acelera o processo de consolidação dos projetos de reforma agrária por meio da inserção produtiva com cadeias de valor, desenvolvendo as cadeias produtivas dos assentamentos e independência financeira para os agricultores.

Em Maracaju, 360 famílias dos assentamentos Santa Guilhermina, Canta Galo e Valinhos participarão do programa que terá duração de dois anos e será feito com recursos do Ministério da Agricultura e da ANATER (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural).

O Prefeito Marcos Calderan (PSDB) se reuniu com os produtores do Assentamento Santa Guilhermina, na ocasião foi apresentado como funciona o Projeto.

"É um privilégio Maracaju ser uns dos primeiros a receber o Programa, o qual os técnicos já estão aqui no município para a implantação. A prefeitura está empenhada em trazer mais desenvolvimento para os nossos assentamentos. Apoiar os pequenos produtores de Maracaju é apoiar a economia e desenvolvimento do município. Maracaju está se transformando e contar com um programa como este é muito importante, porque vem para qualificar a mão de obra, possibilitando mais renda para estas famílias”, disse o Prefeito.

A ação conjunta entre o MAPA, INCRA, Anater, SENAR e prefeitura de Maracaju permite aos beneficiários da agricultura familiar receber assistência técnica para produzir alimentos de qualidade, apoio na regularização da documentação legal da titularidade de terra, além de acessos a financiamentos para melhoria da produção.

“Todo diagnóstico terá um acompanhamento da Secretaria para que nossos projetos caminhem em conjunto, para fortalecimento da agricultura familiar", destacou o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Agadir Mossmann. 

Maracaju foi um dos primeiros municípios do estado a receber o Programa Produzir Brasil, a ação está sendo implantada nas cidades da região Centro-Oeste do país. (Com informações e imagens da Assessoria de Comunicação)