Buscar

Maracaju avalia sistema de identificação com pulseiras para evitar quebra de quarentena

Cb image default
Projeto virou Lei em várias cidades. (Foto: Ilustrativa)

O município de Maracaju avalia a adoção de um sistema de identificação de pacientes com Covid-19 (pulseiras) para evitar a quebra de quarentena, a modalidade já virou Lei em diversos municípios com resultado positivo.

O assunto foi colocado em pauta na Câmara Municipal esta semana. O vereador Jeferson Lopes solicitou o envio desta sugestão ao Secretário de Saúde, Thiago  Caminha e ao Prefeito, Marcos Calderan.

Há diversas reclamações afirmando que pacientes estão descumprindo o isolamento, indo a bancos e comércios de nossa cidade, trafegando normalmente, mesmo após serem diagnosticadas com Covid-19, por isso é necessário que alguma medida seja adotada nesse sentindo para fazer com que as pessoas infectadas cumpram o isolamento”, disse o vereador.

Jeferson ainda explicou que o objetivo da pulseira não é expor quem está contaminado com o vírus e sim assegurar que o infectado faça o isolamento social obrigatório que já é garantido pela legislação.

Ainda existe possibilidade de o projeto virar Lei municipal em Maracaju, como ocorreu em outros municípios, tornando a medida legal.

Onde virou Lei - Nas cidades onde essa prática virou Lei, os suspeitos de Covid-19 recebem uma pulseira laranja. Caso o exame apresente resultado positivo para a Covid-19, o paciente trocará a identificação por uma pulseira vermelha. De acordo com a Lei nestas cidades, quem tirar a pulseira sem autorização ou antes do fim da quarentena poderá pagar multa e responder por crime contra a saúde pública.