Buscar

Prefeita confirma a implantação do projeto “Bombeiro do Amanhã” para adolescentes

Cb image default
Foto: Divulgação

O projeto “Bombeiro do Amanhã”, que visa proporcionar instruções educativas e demonstrativas,  executado pela equipe do Corpo de Bombeiros, será implantado em Sidrolândia.

Voltado para adolescentes entre 12 a 15 anos, estudantes, o projeto já existe em várias cidades do estado. É uma oportunidade para obter conhecimentos técnicos e práticos que favorece comportamentos e convivências harmoniosas na família e na sociedade.

A Prefeitura Municipal está interessada e vai formalizar a parceria com o Corpo de Bombeiros para contemplar a sociedade com o projeto.

O comandante do 18º Subgrupamento de Bombeiros Militar (SGBM), Tenente Souza Neto, esteve conversando com a prefeita interina e explicou todos os detalhes do projeto e a sua importância. No entanto, o Tenente já está de saída, quem assumirá todas as ações da Unidade será o novo comandante, Tenente Baumgardt.

“Bombeiros do Amanhã” - Baseado na Lei Federal n° 8.069, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, a Unidade Bombeiros do Amanhã apresenta um conjunto de ações educativas e sociais, capazes de oferecer aos adolescentes inscritos na Unidade, a possibilidade de mudar o quadro em que se encontra, através do desenvolvimento de suas potencialidades, de sua integração como membro respeitado na sua comunidade e na família, aquisição de hábitos saudáveis e consciência de sua cidadania.

No período em que os adolescentes estão na Unidade, os mesmos recebem noções básicas do serviço realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar MS, como: Combate a Incêndio, Primeiros Socorros, Aula de Música (com integrantes da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar) Ordem Unida, Hierarquia e Disciplina, Natação, Informática, Cidadania e Acidentes Domésticos. Os adolescentes recebem também alimentação (café da manhã e almoço), atividades recreativas e culturais.

Os Bombeiros do Amanhã recebem instruções de ordem unida, hierarquia e disciplina, combate a incêndio, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos que os ajudam na formação pessoal, além de transformá-los em multiplicadores nas comunidades.

Para ingressar no projeto, devido à grande demanda, é realizada uma avaliação onde se relacionam renda familiar e risco social.