A cultura e a tradição do chamamé voltaram a tomar conta de Sidrolândia no dia 21 de setembro, durante a realização da 6ª Noite do Chamamé. O evento foi organizado pela Prefeitura de Sidrolândia, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, que viabilizou recursos para trazer as atrações principais.
Entre os destaques da programação, o público acompanhou apresentações de Maurício Brito e Humberto Yule, Gerson Douglas e Gregório, nomes que representam o melhor do chamamé e embalaram a noite com energia e alegria.
A festa também valorizou os pratas da casa, que subiram ao palco para mostrar seus talentos: Jacson e Jaderson, Patrick da Gaita, Cristalino, Raul Lima, Joneis Cardoso, Zé Quebra Galho, Erick da Gaita, Orlando, Seu Miguel, Zé Maria, Maradona, Alberi, Valmir da Gaita, Luiz Miguel, Fernando Rique, Gerson Abreu, Fronteira, Jader Pacheco e Jader Filho, Salles Figueiredo, Vanderlei Cuevas e Lola, João Victor e Davi Alcântara. A proposta, idealizada pelo secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Alex Nantes, buscou valorizar e reconhecer os artistas locais com muito carinho.
A noite também contou com apoio de empresários locais que doaram brindes para sorteios. Entre os contemplados, estava a moradora do bairro São Bento, Marlene Matias, de 55 anos, que comemorou emocionada de ter ganhado um violão. “A festa está maravilhosa, melhor que as outras edições. Estou muito feliz por ter ganhado o violão, não esperava”, destacou.
O professor Márcio Brites, de 47 anos, foi o último sorteado da noite. Ele teve a oportunidade de trocar o prêmio por R$2 mil reais, mas preferiu ficar com o violão, ressaltando seu valor simbólico e cultural. “Esse violão vai guardar muita história dessa noite. É a primeira festa do chamamé da gestão do Rodrigo e a gente espera que tenha continuidade, cada vez melhor. Fico feliz em ver artistas locais sendo valorizados junto com os convidados”.
O prefeito, Rodrigo Basso, destacou o significado da festa. “Foi uma alegria ver a praça cheia, as famílias reunidas e nossos artistas sendo valorizados. Seguiremos incentivando a cultura local e apoiando eventos que preservam nossas raízes e fortalecem a identidade de Sidrolândia”, disse.
O público ainda contou com uma praça de alimentação, organizada em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEMAA), com participação dos feirantes do município, além de um espaço especial das mulheres artesãs, com estandes de costura criativa, vidros decorados, bijuterias, crochês e chaveiros, fortalecendo o empreendedorismo feminino e a cultura local.