Buscar

Com baixas temperaturas, Sidrolândia registra aumento de casos de doenças respiratórias

Cb image default
Na UPA, foram realizados mais de 70 atendimentos por dia relacionados a doenças respiratórias. (Foto: Assessoria de Comunicação)

Sidrolândia registou um aumento na procura de atendimento médico relacionado a doenças respiratórias, uma das possíveis causas é a chegada do inverno, pois as temperaturas mais baixas favorecem a disseminação dos vírus.

De acordo com dados levantados pela Reportagem, na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), na última semana, foram realizados mais de 70 atendimentos por dia relacionados a doenças respiratórias. A informação foi passada por um responsável da enfermagem da unidade.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em Sidrolândia há oito pessoas internadas com Influenza B e quatro pessoas internadas com H1N1. Além disso, foram notificados 162 casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), no município. Vale ressaltar que 43 pessoas foram a óbito por conta da SRAG neste ano em Mato Grosso do Sul.

Prevenção

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe.

A constante mudança dos vírus influenza requer um monitoramento global e frequente reformulação da vacina contra a gripe. Devido a essa mudança dos vírus, é necessário a vacinação anual contra a gripe. Por isso, todo o ano, o Ministério da Saúde realiza a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Este imunobiológico oferecido no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul.

Além da vacinação orienta-se a adoção de outras medidas gerais de prevenção para toda a população. Medidas estas, comprovadamente eficazes na redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias, especialmente as de grande infectividade, como vírus da gripe:

Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento;

Utilize lenço descartável para higiene nasal;

Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

Mantenha os ambientes bem ventilados;

Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

Evite sair de casa em período de transmissão da doença;

Evite aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);

Adote hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.