Buscar

Beneficiários do INSS relatam dificuldades para sacar dinheiro em Sidrolândia

Cb image default

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) de Sidrolândia, relatam que estão com dificuldades para sacar o dinheiro de aposentadorias e pensões. As reclamações se intensificaram no começo deste mês de novembro. O Instituto terceirizou a Crefisa para realizar os pagamentos no município.

Sidrolândia conta com apenas três caixas 24 horas para os mais de 59 mil habitantes. As reclamações começaram com o aumento da demanda pelo dinheiro a ser sacado nos caixas. A Crefisa foi credenciada pelo INSS há dois anos para que os aposentados e pensionistas recebam.

No entanto, a terceirizada conta somente com atendentes em Sidrolândia. A advogada previdenciária Joseane de Arruda explica que “todo mês o pessoal está reclamando que não tem conseguido achar dinheiro para saque”. Os transtornos se intensificam na primeira quinzena do mês por conta dos pagamentos.

Ela cita que é possível transferir o banco de recebimento, mas somente após o primeiro pagamento. “O INSS é quem seleciona o banco que vai fazer o pagamento. A pessoa é obrigada a receber o primeiro e depois pode transferir para outra instituição”.

Joseane complementa que a grande maioria dos beneficiários “são pessoas simples” e recebem sempre nos caixas 24 horas da cidade.

Um pensionista, que não quis se identificar, trabalha há um ano e quatro meses em uma empresa da cidade. Ele está afastado das atividades há oito meses por problemas de saúde. “Foi a primeira vez que me aconteceu de não conseguir sacar. A Crefisa só tem atendente”.

Marcos Leite é morador da cidade e tem uma empresa de empréstimo consignado. Afirma que o problema com os saques “vem acontecendo há pelo menos seis meses”. Ele completa que "tenho uma amiga comerciante e faz alguns meses que não consegue pagar as contas”.

Em todos os caixas de 'bancos24horas' da cidade, aparece a mensagem na parte superior da tela: "saque indisponível para este caixa eletrônico". Leite diz que, desde a última sexta-feira (4), nenhum dos três caixas 24 horas da cidade tem cédula disponível.

A assessoria do INSS informou que na cidade as agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica, Bradesco, Sicoob e Sicred estão habilitadas para repassar o benefício. Ainda foi dito que por ser de responsabilidade dos bancos a realização dos pagamentos, essa situação se encontra fora de sua alçada do Instituto Nacional de Seguro Social.