Buscar

Após cobrança do prefeito e dos vereadores, analista da Energisa propõe medidas e ações conjuntas

Cb image default
Imagens: Reprodução - Redes sociais

Diante das reiteradas falhas no fornecimento de energia elétrica registradas em Sidrolândia, a Prefeitura, através da secretaria de Finanças, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e Defesa Civil, realizou na última quinta-feira (06) uma reunião com representantes da Energisa Mato Grosso do Sul e também com os vereadores do município.

Durante a reunião, a Prefeitura apresentou um ofício à direção da Energisa, manifestando profunda preocupação com a reincidência e a prolongada duração das interrupções no fornecimento de energia em várias regiões do município.

O documento destaca que as falhas têm causado prejuízos significativos ao comércio, à indústria, à segurança pública e aos serviços essenciais, além de transtornos à população.

Demandas apresentadas pela Prefeitura:

A realização de uma inspeção técnica aprofundada na rede de distribuição de energia que atende Sidrolândia;

A apresentação de um plano de ação e cronograma para manutenção preventiva e corretiva da rede elétrica, visando estabilidade e confiabilidade no serviço;

O reforço das equipes de atendimento e manutenção, para reduzir o tempo de restabelecimento da energia em casos de interrupção;

E melhorias no atendimento local da concessionária, com foco em orientação e agilidade na resposta às demandas da população.

O município também requisitou que a Energisa apresente uma resposta formal com o plano e cronograma de execução no prazo de 48 horas após o recebimento do documento.

Ações conjuntas e encaminhamentos

Durante a reunião, também foram discutidos pontos técnicos e medidas práticas para aprimorar o serviço. Entre os encaminhamentos, destacam-se:

Definição das responsabilidades técnicas, sendo da Energisa os postes, cruzetas, transformadores e fiações, e do município as podas e manejo das árvores;

Mapeamento dos transformadores em conjunto com a Defesa Civil, priorizando locais estratégicos como unidades de saúde, escolas e órgãos públicos;

Criação de um canal direto de comunicação entre a Defesa Civil e a Energisa, para resposta mais rápida a emergências;

Estudo da viabilidade de criação de um formulário online da Prefeitura, nos moldes do Orçamento Participativo, para que a comunidade possa registrar demandas e ocorrências relacionadas à energia elétrica;

Solicitação de melhor atendimento e orientação por parte do escritório local da Energisa aos consumidores.

A reunião contou com a presença da secretária de Finanças, Edilene Rodrigues, do secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Junior Felini, Defesa Civil, Arlei Campos, do chefe de gabinete Sérgio Cardoso, dos vereadores Márcio Kabeça, Carol Terra, Shirley Basso, Eliane Souza e Juscinei Claro, e do analista comercial da Energisa, Availdo Taveira.

A prefeitura afirmou que seguirá acompanhando o cumprimento das medidas solicitadas e atuará junto à Energisa para garantir um serviço estável, eficiente e com respeito à comunidade sidrolandense.