Buscar

É seguro deixar as crianças usarem os tablets?

Quem convive com crianças sabe que hoje é mais fácil encontrá-las com os tablets na mão do que brincando e correndo. Muitas vezes, os desenhos em grande quantidade e variedade que podem ser vistos pela internet acabam sendo a única maneira de fazer a criança parar quieta, fundamental para os períodos de descanso dos pais. Mas, quais são os limites da utilização dos aparelhos?

A segurança no uso do tablet por parte das crianças depende muito dos pais. O ideal é que você sempre acompanhe o que ela está fazendo e o que ela está vendo. Isso também passa pelo seu conhecimento no mundo virtual, já que existem muitos conteúdos que parecem inofensivos, mas na verdade são perturbadores.

Com os potenciais perigos para a saúde mental e para o desenvolvimento das crianças, até a Organização Mundial da Saúde (OMS) acompanha de perto a situação. Em 2019, o órgão divulgou uma cartilha recomendando que as crianças abaixo de 2 anos não devem ter nenhum contato com as telas digitais. Segundo a OMS, os perigos passam pela falta de atividade física e pelos malefícios ao sistema cognitivo.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), também já divulgou suas recomendações: para as crianças entre 2 e 10 anos, o ideal é que o tempo diário gasto em frente às telas seja de, no máximo, duas horas. Além, é claro, do monitoramento constante das atividades realizadas nos aparelhos.

Os cuidados devem ser minuciosos. Você deve parar um tempo e ver o que a criança está assistindo. Já houve casos em que criminosos espalhavam vídeos aparentemente infantis, utilizando desenhos animados famosos, como a Peppa Pig, super-heróis e personagens do filme Frozen, mas as histórias envolviam cenas de violência, escatologia e até sexo entre as personagens.

Uma das principais precauções é não permitir que as crianças utilizem nenhuma plataforma que permita a interatividade, evitando que ela possa entrar em contato com qualquer desconhecido. Já faz tempo que a população de nossa região está sofrendo muito com os crimes virtuais. Então, o cuidado deve ser redobrado.

Evidentemente, se utilizados da maneira adequada e após os 2 anos, os dispositivos digitais podem trazer vários benefícios para os pequenos, principalmente no lado educativo. É comum ouvir relatos de pais que flagraram as crianças falando inglês repentinamente, depois de aprender algumas palavras nos vídeos do YouTube. Além disso, se você tiver um teclado para tablet e as crianças forem mais velhas, elas já podem se familiarizar com a escrita digital - o que com certeza será ainda mais importante no futuro.

As próprias plataformas de conteúdo oferecem ferramentas que permitem filtrar os vídeos em determinado dispositivo. Com o aumento no uso infantil, a fiscalização está mais rigorosa e o número de casos de conteúdos impróprios que passam batido está bem menor. Por isso, a ativação destas restrições pode ajudar bastante a aumentar a segurança no uso.

Por fim, você deve sempre pegar o aparelho das crianças e conferir os aplicativos que ela utiliza. Se constatar alguma rede social, o ideal é apagar na hora e conversar com o pequeno, explicando os perigos de maneira adequada. Se você ver algum aplicativo que não conhece e não sabe para que serve, pesquise o nome na hora. Se possível, limite as atividades da criança no tablet de maneira que ela não possa fazer downloads e instalações.