Buscar

Registros de crimes virtuais aumentam em Sidrolândia; Delegado fez alerta

Cb image default
Foto: Reprodução/Whatsapp

O crescimento de um tipo de crime que até então era praticamente inexistente em cidades do interior, agora começa a se expandir e fazer vítimas por todas as regiões, independente da quantidade de habitantes. Em Sidrolândia, os números já assustam.

Os crimes virtuais são condutas ilegais praticadas por pessoas que se utilizam dos meios digitais de comunicação e acesso à informação para aplicarem seus golpes. Geralmente, aplicando fraudes, estelionato e vazamento de informações.

Em Sidrolândia, os tipos mais comuns deste crime são clonagem de contas, anúncios de vendas fraudulentas e até mesmo invasão de perfis para ter acesso a dados privados do usuário.

Recentemente, o Delegado titular da Depol de Sidrolândia, Dr. Diego Dantas esteve no escritório do Noticidade e falou sobre este tipo de crime, alertando principalmente para atos de estelionato.

Ontem (03), um morador de Campo Grande, que alertou amigos e familiares em Sidrolândia que sua conta no Whatsapp havia sido clonada e alguém se passando por ele estaria pedindo dinheiro emprestado para uma situação de “urgência”.

O criminoso chegou a usar fotos reais da vítima para convencer seus amigos de que realmente era o perfil real do rapaz que estava se comunicando através do número clonado.

Já o perfil do instagram do Canal Rota Social, que grava vídeos humorísticos em todo o Estado e que é administrado por sidrolandenses, foi invadido na semana passada, nele havia aproximadamente 16 mil seguidores. A conta teve todas as publicações apagadas e as informações foram trocadas pelo invasor.

Outro sidrolandense que teve prejuízo nesta segunda-feira (03), foi o proprietário do Canal RattoKiller, que já acumula mais de 11 mil inscritos e teve uma tentativa de invasão detectada, até o momento, a conta continua sob poder do invasor, porém o proprietário e criador do canal já está tentando recuperar o perfil através do serviço de atendimento da própria plataforma.

Em Sidrolândia, não há uma ala especial na Delegacia de Polícia Civil para tratar de crimes de internet, porém os casos podem ser registrados normalmente para serem investigados pela equipe disponível.