Buscar

Covid-19: Prefeito muda estratégia e diz que vai publicar decreto ampliando horário no comércio

Cb image default
Foto: Assessoria de Comunicação

O prefeito de Maracaju, Maurílio Azambuja (MDB), negou que tomaria qualquer medida de restrição ao comércio de Maracaju, por conta do crescimento de casos de Covid-19 no município, porém admitiu preocupação, pois a prefeitura tem um acordo com o MPE sobre a taxa de transmissibilidade, que não deve passar de 20%.

Ele anunciou que vai mudar a estratégia e ao invés de diminuir o horário de atendimento no comércio (como já foi feito), vai ampliar esse horário por meio de um novo decreto.

Durante uma reunião com a presidência da ASSEMA (Associação Empresarial de Maracaju), o prefeito afirmou que não tomará nenhuma decisão sem antes se reunir com a classe empresarial e a comunidade.

Ainda de acordo com Maurílio, seu pronunciamento nas emissoras de rádio que gerou muitas especulações, referia-se a saúde, pois a testagem deverá ser ampliada e também haverá mais profissionais na linha de frente do covid-19, ele explicou que o acordo entre a Prefeitura e o MPE (Ministério Público Estadual) deverá ser cumprido, pois independe do Poder Executivo. O acordo prevê que, caso a taxa de transmissibilidade se apresente superior a 20% fica determinado o fechamento de todos os estabelecimentos noturnos, além de academias, templos religiosos e instituições de ensino.

O Prefeito ainda declarou que a partir de dezembro haverá um decreto autorizando as lojas e empresas a trabalharem até às 22 horas e que o comércio noturno poderá atender até meia noite, pois apesar de estar preocupado com o aumento de casos entende que diminuir o horário de atendimento gera muito tumulto, também revelou que pedirá reforço policial para o Governo do Estado afim de cessar a aglomerações nos finais das avenidas e outros pontos do município.

O presidente da ASSEMA salientou que o comércio não irá fechar as portas, no entanto, é preciso que a comunidade se cuide, assim como os comerciantes sejam conscientes e monitorem para que as normas de biossegurança sejam seguidas com rigor.