Buscar

Capital do Agronegócio e referência no MS, Maracaju comemora 96 anos

Cb image default
Maracaju cresce se tornando referência de desenvolvimento em MS. (Foto: Noticidade)

A cidade de Maracaju comemora nesta quinta-feira (11), seus 96 anos de emancipação político-administrativa. Em um ano histórico e atípico de pandemia do novo Coronavírus, as comemorações e shows que tradicionalmente sempre foram realizados, desta vez foram cancelados.

Contudo, a data não passa em branco, a Prefeitura faz hoje o Sorteio de Prêmios do IPTU premiado em frente ao paço municipal, respeitando as orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Maracaju tem na agropecuária um dos pilares de seu desenvolvimento. O município é o maior produtor de grãos de soja e milho de Mato Grosso do Sul e possui a 5ª maior economia do estado. Com produto interno bruto de R$ 1.111.081.219,00 é o sexto município mais rico e o 10º município mais populoso do estado, com aproximadamente 50 mil habitantes.

A cidade ficou famosa nacionalmente e até fora do País por causa da Linguiça de Maracaju, uma iguaria que também ajuda a movimentar a economia da cidade. 

Cb image default

História - Depois do afastamento dos jesuítas espanhóis que tiveram as suas reduções desmanteladas por ação dos bandeirantes paulistas a principiar por Antônio Raposo Tavares, nos arbores do século XVI, a região de vacaria, no planalto da serra de Maracaju, onde se localiza o município, somente voltou a ser povoado, quando no primeiro lustro do século passado, Gabriel Franscisco Lopes e seus irmãos Joaquim e José, redescobriram aqueles campos, procedendo da então província de Minas Gerais, atravessando a região de Paranaíba.

Cb image default
Rua 11 de Junho. (Foto: Arquivo - Centro de Cultural de Maracaju)

Gabriel Lopes trouxe logo depois o seu sogro Antônio Gonçalves Barbosa, que veio acompanhado pelo irmão Ignácio Gonçalves Barbosa e suas famílias e se estabelecendo nos campos que rapidamente se tornaram famosos atraindo novas levas de mineiros que em 1.860 se instalaram na região sudoeste do planalto, fundando os núcleos que receberam a denominação de Água Fria e Santa Gertudres.

A invasão do Paraguai determinou o abandono das terras já cultivadas e dos extensos campos de pastagens, onde se iniciava a formação regulares de rebanhos, tendo os colonos retornados a Minas Gerais e Sudoeste de Mato Grosso, até a cessão das hostilidades e consequência retirada dos invasores.

João Pedro Fernandes, radicando no lugar denominado São Bento, no atual município de Sidrolândia, em 1.922 transferiu-se com o seu comércio-farmácia Santa Rosa, povoado pertencente ao Município de Níoaque, a margem direita do Rio Brilhante. Algum tempo depois, em consequência de um surto de malária, resolveu estabelecer-se na zona que hoje compreende a cidade de Maracaju, alí instalando a sua farmácia, atendendo assim apelo dos habitantes da redondeza.

Data daí de 1.923 a fundação do núcleo que hoje é a cidade de Maracaju. Espírito esclarecedor e empreendedor, João Pedro Fernandes compreendeu a necessidade de instalar uma escola que preenchesse a lacuna então existente. Contando com o apoio dos moradores da região, organizou ele a "Sociedade Incentivadora da Instrução de Maracaju" instalada em 25 de dezembro de 1.923.

Nestor Pires Barbosa, entregou por doação a Sociedade, duzentas e quatro hectares de terras, para o fim especial de nelas serem construídas casas para abrigo das crianças que frequentassem a escola. Mais tarde foram adquiridas mais duzentas hectares, situadas as margens do córrego Mont`Avão sendo então edificado um confortável prédio para o funcionamento da escola.

A nova povoação que assim surgiu, recebeu o nome de Maracaju, topônimo do Planalto e da Serra em que se localizava. Os primeiros moradores da região de Maracajú foram: João Pedro Fernandes, Franscisco Bernardes Ferreira, Dona Fé Fernandes, Marcos dos Santos, José Pereira da Rosa, Gilberto Teixeira Alves, José Adrião Juquita, Antônio José Ferreira, Melanio Garcia Barbosa, José Pereira da Rosa Filho, Antonio Ferreira Ribeiro, Vitor Constantino Evanof, Antônio Aracaju, Saraiva Pereira da Rosa, Firmo Garcia de Limo, Olimpio Camargo, Bartolomeu Bueno da Costa, Abadio Romualdo, João Batista Pereira da Rosa, João Galberto Ferreira, Manoel Retamoso, Carlos Ferreira Tito, Arakaki Tokiti e Delfino Pereira Antonio. A resolução de nº 912 criou o Município de Nioaque, o distrito de Paz de Maracaju em 8 de Julho de 1.924.