Buscar

Vazamento fez 400 funcionários passarem mal e JBS pode ser multada em R$ 50 milhões

Cb image default

O vazamento de amônia no frigorífico JBS, na Capital, localizado as margens da BR-060 (entre Campo Grande e Sidrolândia), fez com que cerca de 400 pessoas passassem mal ao inalar o gás. A multa pelo crime ambiental de poluição pode chegar a R$ 50 milhões, segundo informou a PMA.

Nesta sexta-feira (07), a Polícia Militar Ambiental (PMA) voltou ao local para avaliar os danos ambientais nesta sexta-feira (7) e notificou a empresa a apresentar plano de tratamento da água residual usada na contenção do gás.

O vazamento de amônia foi na tarde de quinta-feira (6) causou mal estar nos funcionários. A Coordenadoria de Urgência e Emergência da prefeitura de Campo Grande informou quinta-feira que 400 funcionários passaram mal.

A JBS também deve apresentar à PMA, no prazo de 24 horas, relatório de controle de emissões atmosféricas e de todas as medidas de contingenciamento contra danos ambientais e à saúde dos funcionários.

A PMA informou ainda que, a princípio, a empresa está tomando as medidas adequadas ao controle da situação. Policiais ambientais estiveram no frigorífico no mesmo dia do vazamento de amônia, mas, como as instalações estavam interditadas por questões de segurança, a equipe voltou ao local nesta sexta-feira para fazer a avaliação dos danos.

Além da multa por poluição ambiental, a JBS também responderá na esfera criminal e, poderá ser acionada na esfera civil, para reparação de danos, segundo a PMA.

|O auto de infração administrativo com a multa inicial é a primeira peça do processo administrativo, que será julgado pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), depois da ampla defesa da empresa autuada, podendo o órgão julgador acatar majorar, ou minorar o valor da multa aplicada|, finalizou a polícia ambiental.

Vazamento de amônia - Dez viaturas do Corpo de Bombeiros e seis do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram chamadas para socorrer funcionários do frigorífico JBS.

Doze pessoas foram levadas para hospitais da cidade, entre elas quatro mulheres grávidas. Vários outros funcionários procuraram as unidades de saúde por conta própria. Alguns foram socorridos por motoristas que passavam em frente à empresa.

Todos os funcionários que chegavam para trabalhar no turno da tarde foram mandados de volta para casa por que o frigorífico foi interditado.

No momento do acidente muitos funcionários estavam no vestiário, que fica ao lado do local do vazamento. A unidade da JBS de campo grande é a maior do Centro-Oeste e uma das maiores do Brasil, onde trabalham aproximadamente 1400 funcionários. (Com informações do G1-MS)

Rallph Barbosa – Noticidade