Buscar

Vacina da gripe de 2017 terá nova cepa do vírus H1N1

Pela primeira vez desde 2010, a vacina trará uma nova cepa do vírus Influenza A/H1N1. Isso porque foi constatado que o vírus sofreu alterações genéticas no último ano.

Os vírus da gripe passam por mutações frequentes. Por isso, todo ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz uma previsão de quais serão os vírus Influenza que devem circular no inverno do hemisfério norte e do hemisfério sul com base em amostras de pacientes coletadas em centros sentinela distribuídos em todo o mundo.

Com base nessa informação, a Anvisa determina qual deve ser a composição da vacina daquele ano.

De acordo com a resolução da Anvisa publicada no Diário Oficial da União, a vacina de – Influenza tetravalente/quadrivalente de 2017, deverá conter os seguintes vírus:

- Influenza A (H1N1), subtipo Michigan/45/2015

- Influenza A (H3N2), subtipo Hong Kong/4801/2014

- Influenza B, subtipo Brisbane/60/2008

- Influenza B, subtipo Phuket/3073/2013.

Grupos vulneráveis devem se vacinar todo anoIndependentemente da composição da vacina de gripe mudar de um ano para o outro, todas as pessoas devem se vacinar todos os anos. Isso porque, mesmo quando as cepas dos vírus permanecem as mesmas, a quantidade de anticorpos diminui ao longo dos meses, reduzindo o grau de proteção. Alérgicos a ovo não podem realizar a vacina.A campanha nacional de vacinação contra gripe ocorre geralmente entre abril e maio. Porém abrange somente os grupos de risco. Na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.No ano de 2016, foram notificadas 1.982 mortes devido as complicações do vírus, segundo o Ministério da Saúde.Na clínica de vacinação Vaccine Care já se encontra disponível a vacina contra Influenza Tetravalente/Quadrivalente Cepa 2017.“O ideal é que as pessoas não deixem para a última hora, porque todos os anos as filas são gigantescas nas clínicas, e muitos pacientes acabam ficando sem a vacina contra a gripe, pois a oferta é menor que a demanda. ” Relata Nataly Corrêa, enfermeira responsável da Vaccine Care.A clínica dispõe de vários métodos anti dor para os pacientes, principalmente para as crianças, que são as que mais sofrem com medo da agulha.A clínica se encontra na rua Paraíba, nº 37, no bairro Jardim dos Estados. Para maiores informações ligue: 3042-2803, 3043-2803 ou acesse nosso site, facebook e instagram.

Grupos vulneráveis devem se vacinar todo ano

Independentemente da composição da vacina de gripe mudar de um ano para o outro, todas as pessoas devem se vacinar todos os anos. Isso porque, mesmo quando as cepas dos vírus permanecem as mesmas, a quantidade de anticorpos diminui ao longo dos meses, reduzindo o grau de proteção. Alérgicos a ovo não podem realizar a vacina.

A campanha nacional de vacinação contra gripe ocorre geralmente entre abril e maio. Porém abrange somente os grupos de risco. Na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.

No ano de 2016, foram notificadas 1.982 mortes devido as complicações do vírus, segundo o Ministério da Saúde.

Na clínica de vacinação Vaccine Care já se encontra disponível a vacina contra Influenza Tetravalente/Quadrivalente Cepa 2017.

“O ideal é que as pessoas não deixem para a última hora, porque todos os anos as filas são gigantescas nas clínicas, e muitos pacientes acabam ficando sem a vacina contra a gripe, pois a oferta é menor que a demanda. ” Relata Nataly Corrêa, enfermeira responsável da Vaccine Care.

A clínica dispõe de vários métodos anti dor para os pacientes, principalmente para as crianças, que são as que mais sofrem com medo da agulha.

A clínica se encontra na rua Paraíba, nº 37, no bairro Jardim dos Estados. Para maiores informações ligue: 3042-2803, 3043-2803 ou acesse nosso site, facebook e instagram.

Campo Grande News