Buscar

Prefeitura intensifica manutenção e autoriza extensão na rede de iluminação

Cb image default

Os investimentos são expressivos, girando em torno de R$ 100 mil somente em manutenção. Os resultados, porém, respondem pelo esforço feito pela Prefeitura de Sidrolândia. A rede de iluminação pública está bem cuidada.

A Administração 2017/2020, no início do ano passado, precisou de tempo para atender à demanda em todos os bairros da cidade por manutenção nas luminárias. A empresa que realiza os serviços – contratada por processo licitatório – setorizou o perímetro urbano, e gradativamente conseguiu zerar o alto número de solicitações.

Em 2018, a 4 A Engenharia mantém os serviços diários de reparos na rede de iluminação pública, com os investimentos financeiros realizados pela Prefeitura.

O Dr. Marcelo Ascoli, prefeito, monitora a aplicação financeira e a ação pelos bairros, cobrando relatórios constantes, e analisando a qualidade dos serviços.

Os problemas que surgem, referentes a luminárias queimadas, relés fotoelétricos e braços danificados, entre outros, são solucionados em até 24 horas após a solicitação pelo telefone de atendimento da empresa, o 3272-2993. Em caso de trabalhos da equipe na área rural, o prazo de atendimento do pedido na zona urbana não chega a 48 horas.

Rebaixamento de rede em bairros

No ano passado a Prefeitura aplicou mais R$ 100 mil em recursos próprios através da COSIP – arrecadados da taxa de iluminação pública – para rebaixamento da rede elétrica e instalação de iluminação pública em ruas dos Bairros Campina Ipacaraí, Sidrolar e Rua Dr. Costa Marques.

Expansão de rede

Recentemente, com autorização da Energisa, a Prefeitura adquiriu o material e a empresa contratada para a manutenção, estendeu a rede de energia elétrica e instalou luminária em três setores da cidade: Rua Antônio Correia da Costa esquina com a Rua General Malan (São Bento), Rua Rio Grande do Norte entre a Avenida Dorvalino dos Santos e a Rua São Paulo (Centro), e na Rua Ponta Porã, saída para o Distrito de Quebra Coco no Bairro Cascatinha II.

Prefeitura vai fiscalizar casos de danos em relés

Uma situação relacionada à manutenção da rede de iluminação pública em Sidrolândia tem preocupado a administração municipal e a empresa que realiza os serviços. Quase que diariamente surgem problemas em luminárias, muitas das quais, recentemente trocadas.

A empresa 4 A, cobrada a apresentar justificativas, montou dossiê e apresentou relés fotoelétricos danificados, sendo esta a causa de várias lâmpadas apagadas. Conforme os empresários, o descuido de funcionários de empresas de outros ramos quando necessitam subir aos postes para implantar seus serviços, seria o motivo para as avarias nos equipamentos. Por esta razão, há luminárias, que mesmo recebendo manutenção recente não funcionam, e isto exige o retorno da prestadora do serviço ao local para reparar o problema que não foi causado por seus funcionários.

Para eliminar este transtorno, que causa prejuízos aos cofres municipais, o secretário de Planejamento, Tributação e Gestão Estratégica, Renato Silva Santos, solicitou do Fiscal de Posturas a fiscalização e reunião com empresas de outros ramos para que orientem seus trabalhadores a tomar cuidados na execução dos serviços nos postes, com o intuito de evitar os danos nos relés ou na fiação da rede elétrica.

Área rural

A empresa 4 A anunciou que está programando o envio da equipe de manutenção às agrovilas do Assentamento Capão Bonito I, Assentamento Capão Bonito II e ao Distrito de Quebra Coco para realizar serviços na rede de iluminação pública dessas localidades.

Mauro Silva – Assessoria de Comunicação