Buscar

Em várias seções, eleitores reclamaram de muita demora nas filas

Com eleitorado de 30.804 cidadãos registrados e aptos a votar nestas eleições no município de Sidrolândia, a movimentação foi intensa neste domingo (07) nas escolas que concentram o maior número de eleitores.

A reportagem do Noticidade visitou as escolas Pedro Aleixo e Sidrônio Antunes de Andrade no final desta manhã, ambas tinham grande movimentação e a principal reclamação dos eleitores era da demora nas filas, eles afirmam que o processo com os mesários é rápido, porém a demora ocorre mesmo é na hora do eleitor votar.

Em alguns casos, a espera na fila passou de 40 minutos e até uma hora, conforme informações, em média os eleitores demoravam de 2 a 5 minutos na cabina de votação, porém os idosos tinham maior dificuldade e alguns demoravam até cerca de 10 minutos para votar.

De acordo com a Justiça Eleitoral os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem contar com auxílio de pessoa de sua confiança, ainda que não tenham requerido isso antecipadamente ao juiz eleitoral, isso ajudaria na agilidade na hora da votação.

Quem tem preferência para votar?

Eleitores maiores de 60 anos, enfermos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, grávidas e lactantes, aqueles acompanhados de criança de colo, candidatos, juízes eleitorais, funcionários a serviço da Justiça Eleitoral, promotores públicos a serviço da Justiça Eleitoral e policiais militares em serviço. Vale destacar que não há preferência entre eles, ou seja, para essas prioridades o que conta é a ordem de chegada.

Encerramento - Em todos os locais de votação, o pleito se encerra às 17 horas, sem atraso. Depois desse horário, só poderá votar quem já estiver esperando no local em que irá votar.

Douglas Amaral – Noticidade