Buscar

Alunos da escola municipal Valério ficam entre os primeiros colocados na feira científica Fecintec

De forma virtual, devido a pandemia do coronavírus, os alunos do 7º e 8º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Valério Carlos da Costa de Sidrolândia participaram com três pesquisas científicas da FECINTEC/IFMS 2020 (Feira de Ciência e Tecnologia de Campo Grande), realizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, e, com uma de suas pesquisas, conquistaram o 3º lugar. Foram quatro pesquisadores que possuem idade entre 13 e 14 anos.

Os projetos, desenvolvidos durante os meses de junho e julho, deste ano, foi apresentado na Fecintec, nos dias 19 e 20 deste mês. Os pesquisadores desenvolveram as seguintes pesquisas científicas: “Kombucha- Alegria Gaseificada, Aceitabilidade do Kombucha com Abacaxi e Gengibre”, “O Jogo Twister adaptado para estudantes surdos” e “KEFIR- Sentir-se bem”.

“A escola submeteu 3 projetos de pesquisa orientados pela Coordenadora e professora Rita de Cassia Oliveira, orientadora e co orientadora, professora Jessica Lefchak. Nossos estudantes Felipe, lyessa, Nicoly e Maria Clara, leram muito, estudaram, ajudaram na escrita e por fim escrevemos um artigo de cada projeto e gravamos um vídeo de acordo com o edital. Todos os trabalhos estão disponíveis no YouTube da escola Valério e na página do IFMS/FECINTEC 2020”, explicou a coordenadora Rita.

As pesquisas científicas são submetidas por uma avaliação e se aprovadas são aceitas na feira, os três projetos dos estudantes foram aceitos. Nesta quinta-feira (22) aconteceu a live de premiação e os pesquisadores conquistaram o 3º lugar com a pesquisa: Kefir- sentir-se bem! Análise sensorial do iogurte de kefir.

Cb image default
Divulgação

“É muito gratificante saber que a semente da pesquisa já está dando frutos. Não podemos desistir da educação mesmo em tempos de aulas remotas. Nossa premiação é a prova de que o estudo com muito esforço nos dá muita alegria. Agradeço as famílias dos nossos estudantes que nos apoiaram nesta jornada e com empenho e dedicação saímos vencedores”.

Kefir é um probiótico, um agrupamento natural e granulado de micro-organismos vivos, bactérias e leveduras, a ingestão traz benefícios à saúde, se administrado da maneira correta. Tudo muito bem esterilizado, os estudantes cultivaram o Kefir durante vários dias, produziram uma geleia de morango para adicionar ao Kefir no dia de consumo.

“Para o painel sensorial foram recrutados 78 avaliadores de ambos os sexos, da unidade escolar. Cada avaliador recebeu uma amostra de iogurte de Kefir enriquecido com geleia de morango. Após experimentarem o produto, os provadores avaliaram a aparência, cor, sabor, consistência, aroma, se já conheciam o produto e se incluiriam na sua rotina.

Segundo a análise para o atributo aparência tivemos 41% de aceitação, já no atributo cor observamos que 68% gostaram muito e na consistência vemos que 58% adoraram. Ainda em relação ao sabor 48% adoraram e quanto ao aroma 58% adoraram. A partir dos resultados observou-se que os produtos lácteos produzidos com Kefir apresentaram um bom índice de aceitabilidade entre os provadores”

Os alunos pesquisadores foram: Felipe Arguelho dos Santos, Lyessa Gonçales Lopes, Maria Clara Abrantes Casaril e Nicoly Danieli Ferreira de Souza, clique aqui para obter a pesquisa científica. Todos os projetos estão disponíveis no canal do Youtube da escola Valério, para visualizar, clique aqui.

PGlmcmFtZSBpZD0iX3VmcXJmNnN2aiIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9TdjRLWjdmY25hST9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+