Buscar

Saúde já aplicou 6.538 doses e vai vacinar idosos acima de 60 anos com comorbidades

De acordo com dados do boletim da Secretaria Municipal de Saúde de Sidrolândia, 6.538 doses de vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas nos grupos prioritários. Neste total estão enquadradas todas as doses, a maioria dessas pessoas foi imunizada somente com a primeira dose e aguarda para receber a segunda dose, fechando o ciclo de imunização.

No começo desta semana, Sidrolândia fez a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac e foram imunizados 441 idosos.

O município recebeu mais 200 doses da AstraZeneca. As doses já foram distribuídas nas Unidades de Saúde. A partir de agora, a campanha de vacinação contra a Covid-19 passa a ser prioridade para a faixa etária acima dos 60 anos, para quem tem comorbidades graves. 

Cada posto de saúde aplicará essa vacina nos primeiros que comparecerem e agendará a imunização das pessoas, em caso de se esgotar o lote com as 200 doses.

Quais são as comorbidades graves para fins de vacinação?

- Pacientes com doenças imunossuprimidas;

- Oncológicos com doença ativa em tratamento;

- Transplantados de órgão sólido ou de medula óssea e renais crônicos;

- Pneumopatias crônicas graves;

- Pacientes com doenças cardiovasculares crônicas, que tenham sido submetidos a procedimentos operatórios;

- Doença cerebrovascular;

- Obesidade mórbida;

- Diabéticos e hipertensos, somente se for descompensada (sendo necessária a apresentação do cartão de acompanhamento para comprovar, ou laudo médico ou a enfermeira da Unidade de Saúde);

- Cirrose hepática.

Para todos esses casos de comorbidades graves, a orientação é para que seja consultada a Unidade de Saúde onde o paciente é cadastrado para verificação da disponibilidade da vacina.

Cb image default