Buscar

“Nunca vi nada igual”, diz morador que registrou luzes estranhas no céu de Sidrolândia

Cb image default
Imagens: WhatsApp - Noticidade

Neste fim de semana um fenômeno incomum no céu chamou atenção de moradores de Sidrolândia. Eles entraram em contato com a reportagem do Noticidade e encaminharam as imagens neste domingo (24).

“Em plena tarde de céu aberto, luzes se moviam, apagavam e acendiam, se moviam de forma muito rápida e por isso eu acredito que sejam Ovnis (Objeto voador não identificado), já falaram que pode ser satélite, mas da forma que se moviam eu duvido, de verdade, eu nunca vi nada igual”, destacou o internauta Rafaell Medina que encaminhou as imagens, segundo ele, várias pessoas testemunharam o fenômeno.

Não é a primeira vez que luzes desse tipo são flagradas no céu de Sidrolândia, as dúvidas aumentam porque raramente as autoridades do setor se posicionam.

De acordo com informações de um Observatório Astronômico de Campo Grande, as luzes são pequenos satélites artificiais lançados da Terra por foguetes. A constelação de satélites faz parte de um projeto chamado Starlink, da empresa norte-americana SpaceX. O objetivo do projeto é colocar 24 mil satélites em órbita até 2022.

Eles serão utilizados, principalmente, para formar uma rede universal de internet banda larga. Além disso, o Starlink também pretende ser ampliado para levar sinal de GPS.

Os satélites se alinham no céu como uma locomotiva, pois estão praticamente na mesma órbita. “O que faz eles brilharem tanto é que os painéis refletem muito a luz do sol. Na verdade, eles não têm brilho próprio, mas atuam como espelhos dos raios solares”, diz.