Buscar

Lideranças indígenas e funcionários terceirizados da Sesai fazem manifestação na Av. Dorvalino

Cb image default
Foto: Lucas Nogueira - Noticidade

Um grupo de lideranças indígenas de aldeias de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti fizeram uma manifestação pacífica na manhã desta segunda-feira (20) por volta das 10h30. Aproximadamente 68 funcionários terceirizados da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) que atendem no polo base de Sidrolândia estão sem salário desde o dia 01.

O manifesto por uma resposta ocorreu na Avenida Dorvalino dos Santos (extensão da BR-060) principal via que corta o município, rota para outras cidades e bloqueou a via por cerca de 10 minutos. Na ação eles se reuniram com cartazes pedindo apoio da população para que o Governo Federal se posicione e faça o repasse necessário. O polo atende cerca de 14 aldeias, aproximadamente 4.550 indígenas, de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, e os profissionais são terceirizados pela Missão Kaiowá.

Participaram da manifestação, os caciques Elielson Basílio da Aldeia Nova Tereré, Sidimar Alcântara da Aldeia Oliveira (Dois Irmãos do Buriti), Sebastiao Figueiredo da Aldeia Tereré, e Messias Dias da Aldeia Córrego do Meio, além do Coordenador Municipal da Sesai Arildo Alves Alcântara.

Segundo a Missão Kaiowá, os reajustes governamentais estão atingindo todas as áreas, inclusive a saúde indígena e com a revisão orçamentária, consequentemente a Sesai também é afetada. “Eles estão recalculando os repasses trimestrais, era para ter sido pago até o último dia 9, mas com esse reajuste no cronograma, devemos pagar até o final do mês de maio, junto com o próximo salário já”, disse Sandro Bernardes, que faz parte da coordenação da Missão.

PGlmcmFtZSBzcmM9Imh0dHBzOi8vd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbS9wbHVnaW5zL3ZpZGVvLnBocD9ocmVmPWh0dHBzJTNBJTJGJTJGd3d3LmZhY2Vib29rLmNvbSUyRm5vdGljaWRhZGVzaWRyb2xhbmRpYSUyRnZpZGVvcyUyRjIyOTU3NDg1MzczMjk3OTglMkYmYW1wO3Nob3dfdGV4dD0wJmFtcDt3aWR0aD01NjAiIHN0eWxlPSJib3JkZXI6bm9uZTtvdmVyZmxvdzpoaWRkZW4iIHNjcm9sbGluZz0ibm8iIGFsbG93dHJhbnNwYXJlbmN5PSJ0cnVlIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49InRydWUiIHdpZHRoPSI1NjAiIGhlaWdodD0iMzE1IiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCI+PC9pZnJhbWU+