Buscar

Incêndio em mata aos fundos do Bairro Alto da Figueira mobiliza Corpo de Bombeiros

Um incêndio na reserva que fica aos fundos do Bairro Alto da Figueira mobilizou três guarnições do Corpo de Bombeiros de Sidrolândia na noite deste domingo (23).

Por volta das 19h30 moradores do bairro entraram em contato com os bombeiros assustados com as proporções do fogo na mata avançando nas proximidades das residências.

Rapidamente os militares chegaram ao local e iniciaram a contenção do fogo que com isso avançou somente para dentro da mata, mesmo assim os bombeiros mantiveram o trabalho por mais de uma hora no local.

Aumento nos focos em MS - O Major Fernando de Almeida Carminati disse que esse crescimento está relacionado ao clima. “Este ano estamos tendo uma estiagem mais cedo, com a umidade do ar mais baixa também no período, o que favorece e facilita a incidência de incêndios em vegetação”, explica.

O levantamento ainda aponta que os registros são atípicos. “Historicamente junho não há a incidência de grandes números de incêndios em vegetação. Sempre se dá a maior quantidade de ocorrências entre os meses de julho e setembro, sendo o mês de agosto o mais crítico”, compara o major.

Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o inverno, que começou nesta sexta-feira (21), será mais quente que o normal. O tempo seco também contribui para o crescimento dos incêndios no Estado, já que os índices de umidade relativa do ar durante a estação serão inferiores a 30% e com picos mínimos abaixo de 20%. Ainda segundo o Inmet, as chuvas serão irregulares, mal distribuídas e com pouco volume. Diante do número, o Corpo de Bombeiros adiantou que possui um Plano de Operações em execução para aumentar a capacidade de resposta, aumentando o número de guarnições para o atendimento a este tipo de ocorrência.

O ano já começou com índices atípicos. Dados do Corpo de Bombeiros apontam que o mês de janeiro teve o maior registro histórico, com 542 ocorrências de queimadas em Mato Grosso do Sul.