Buscar

Coordenadora de trânsito faz resumo de ações de sinalização e projeta novas campanhas

Cb image default
Divulgação

A coordenadora de trânsito de Sidrolândia Roselaine Moreira recebeu a equipe de assessoria de comunicação da Prefeitura e destacou as ações que realizou nos últimos meses pelo órgão que é vinculado à Secretaria de Governo e Desburocratização (Segov).

No mês de junho foram iniciados os trabalhos de pinturas e sinalização horizontal pela cidade, totalizando até aqui 472 identificações de “Pare”, 18 faixas de pedestres normais e elevadas e 26 quebra-molas. Algumas placas de sinalizações também foram instaladas pela cidade, e ainda a manutenção dos quebra-molas das ruas Mato Grosso e Ponta Porã, e construção de um quebra-molas na Avenida Antero Lemes.

Em virtude da implantação do primeiro conjunto semafórico em Sidrolândia, foram instaladas placas de trânsito, sendo que algumas delas proíbem a realização de conversão em pontos da Avenida Dorvalino dos Santos. Roselaine lamentou que muitos condutores de veículos não estão obedecendo as placas, ficando sujeitas ao recebimento de multas infracionais.

“Nós estamos vendo que tem muitas pessoas sentido Campo Grande, chegar na João Márcio e descer, então semana que vem juntamente com a Polícia Militar vamos entrar com um trabalho e tentar fazer uma reeducação no trânsito novamente”.

A Coordenadoria também esteve presente no projeto “Prefeitura no Campo”, levando as fichas de carteirinha de idoso e cadeirante, para ficar acessível o acesso a este documento aos moradores das regiões rurais. Durante a ação os interessados preenchiam a ficha com a coordenadora, e depois de alguns dias era a carteirinha já está pronta à disposição dos titulares.

Programação para 2020

A proposta das ações da Coordenadoria Executiva de Trânsito da Prefeitura de Sidrolândia para o primeiro quadrimestre do próximo ano tem como foco o motociclista.

Em janeiro deve ser iniciada uma ação com o tema “Respeite o Motociclista, Respeite a Vida”, para que os condutores comecem a olhar de uma forma diferente os motociclistas, para prestarem mais atenção, para que o motorista tenha cuidado ao transitar e não faça conversões de maneira errada. De acordo com a coordenadora, em Sidrolândia os motociclistas costumam ultrapassar veículos pelo lado direito, ocasionando risco de graves acidentes.

Dando continuidade à programação anunciada pela Prefeitura, em fevereiro haverá a campanha “A Valorização da Lei Seca”, a importância na redução de acidentes. A Coordenadoria irá trabalhar para que os condutores não dirijam alcoolizados “lembrando agora que a Polícia Militar está com o bafômetro, então isso irá nos ajudar bastante, para reduzir ao máximo possível de pessoas alcoolizadas no nosso trânsito”, declara Roselaine.

Já o mês de março será reservado à Campanha “Capacete é Vida”, onde o intuito é reeducar os motociclistas para o uso do capacete. “Usar não é só colocar na cabeça, é fechar o capacete, apertar, fechar a viseira, usar o capacete adequadamente”.

Finalizando a programação para o primeiro quadrimestre de 2020, no mês de abril acontecerá a campanha de educação sobre utilização do celular quando em movimento, aos usuários do trânsito em geral. A Coordenadoria pretende com esta ação, eliminar do trânsito o uso de celular.

“Nós percebemos muito, tanto pedestre, como ciclista, como condutor, usando o celular. Querendo ou não, o celular é uma arma muito forte para que aconteça os acidentes, porque a gente se distrai, é questão de segundos que o acidente acontece, então vamos trabalhar bastante em relação a isso para eliminar o máximo possível de acidentes no nosso trânsito”, declara a coordenadora Roselaine.

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli aprovou a programação elaborada pela Segov através do setor de Trânsito Municipal para os primeiros meses do próximo ano, e acredita que essas políticas públicas trarão resultados satisfatórios nas ruas, mesmo com o crescimento acentuado do fluxo de veículos e pedestres em circulação pela cidade.