Buscar

Evento com palestra sobre prevenção ao suicídio lotou plenário da Câmara em Maracaju

O evento com palestra ministrada pelo médico pós-graduado em psiquiatria Francisco Neto, lotou o plenário da Câmara Municipal de Maracaju com abordagens sobre a prevenção ao suicídio.

O público recebeu orientações na palestra relacionada ao Setembro Amarelo, sobre suicídio suas causas e consequência, como identificar, fatores de riscos e o que leva a esse quadro desesperador.

O evento teve também a participação das Psicólogas Letícia Chamorro e Meury Gregory, que também abordaram o tema relacionado ao Setembro Amartelo e suicídio.

A palestra foi realizada pela Secretaria de Assistência Social e contou com a presença do Projeto Ação Jovem/Jovem Aprendiz, Escola Manoel Ferreira de Lima, Padre Constantino do Monte, Escola Cambarai, AJA Cambarai, Escola CATE e UEMES.

De acordo com Dr Francisco, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.

Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

“É importante que a família e os amigos saibam identificar através da mudança de comportamento dos jovens, seus problemas, para poder evitar que o quadro se agrave, procurar um profissional da área, em 90% os casos de suicido podem ser evitados com um boa conversa, e devemos sim, falar sobre o assunto, quebrar as barreiras, prevenção essa é a solução”, disse Dr Francisco Neto. (Com informações da Assessoria de Comunicação)