Buscar

Avançam deliberações para revitalização da antiga estação ferroviária de Maracaju

Cb image default
Foto: Assessoria de Comunicação 

O Secretário de Governo, Frederico Felini recebeu na última semana o Assessor de Relações Governamentais da Rumo, Bruno Rabelo. Na reunião foi discutida a situação da revitalização da antiga estação ferroviária, que a Rumo fez repasse da área para o município. Com a área em mãos o município buscou o apoio do governo federal para a construção de um parque recreativo, cultural e turístico, onde serão investidos 4,5 milhões de reais. A Rumo é a maior operadora ferroviária do Brasil e detentora de grande parte da malha ferroviária do MS, incluindo o trecho que passa por Maracaju.

O projeto junto á Caixa Economia Federal foi aprovado e será liberado em breve no valor de R$ 2.200.000,00 do Ministério do Turismo e mais R$ 2.200.000,00 do Ministério das Cidades, através da Secretaria de Esportes. Além desse valor, o município entrará com recursos próprios na construção do projeto que visa reestruturar, conservar e preservar o patrimônio da ferrovia, a qual conta a história do Estado e da região.

O local será cercado, terá pista de caminhada, duas quadras de futsal, dois campos de futebol, sala de reunião, sala para receber autoridades, mini auditório e mini cinema, paisagismo, sala de museu para peças e matérias ligados a ferroviária, parque infantil, arborização e quadra de vôlei. O projeto prevê ainda uma praça de alimentação.

“É uma forma de dar um destino àquela área que está abandonada e conseguir transformar e valorizar toda a região, com turismo, cultura, esportes e acima de tudo preservar a nossa história”. Disse Felini.

Para o prefeito Maurílio Azambuja, a captação de recursos federais foi fundamental e a obra será um marco para Maracaju. “A ferrovia faz parte da história da nossa cidade e com o tempo foi se deteriorando. Essa é a maneira de dar a comunidade um lugar de lazer, cultura e esporte. Vamos fazer isso da maneira correta dentro de um projeto que ficará marcado em nossa cidade”. Disse o prefeito. (Com informações da Assessoria de Comunicação)