Buscar

Trilha na fazenda Conquista em Sidrolândia entra na lista dos principais destinos de turismo de natureza

Cb image default
Foto: Trilha Extrema/Reprodução

Mato Grosso do Sul aparece na lista dos principais destinos de turismo de natureza do Brasil e o município de Sidrolândia foi apontado como um dos destaques do estado com uma trilha bastante elogiada pelos turistas.

A Trilha Furna da Conquista, distante 40 km de Campo Grande e a 20 km de Sidrolândia, tem o trajeto de 4,5 km em meio de mata nativa. O passeio passa por uma cachoeira de dois metros e duas corredeiras.

Fica localizada na fazenda Conquista e tem grau de dificuldade considerado fácil. No trajeto três cachoeiras, uma nascente e um mirante onde é possível ter uma vista privilegiada do lugar.

É o turismo de natureza com sua diversidade de opções, como rapel, rafting, escalada, cavalgadas e trilhas, uma tendência do setor que ganhou força e segue cada vez mais em alta em Mato Grosso do Sul.

Contato direto com o meio ambiente, observar e fotografar diferentes tipos de paisagens, incluindo rios, cachoeiras, cavernas, piscinas naturais, aves e mamíferos, enquanto pratica exercício físico ao ar livre.

Com Bonito e o Pantanal, Mato Grosso do Sul aparece na lista dos principais destinos de turismo de natureza do Brasil ao lado de Fernando de Noronha e Chapada Diamantina, levanto em conta itens importantes, como estrutura de hotelaria, serviços turísticos com passeios e guias.

Nas trilhas, algumas de nível fácil, outras difíceis, você tem a oportunidade de curtir a harmonia com a natureza em caminhadas por lugares incríveis em áreas urbanas ou rurais. Em Campo Grande, por exemplo, nem é preciso ir muito longe para tirar onda de trilheiro. Tem a Trilha dos Sentidos, no Parque Estadual do Prosa, na região do Parque dos Poderes, com entrada no final da Avenida Mato Grosso, uma das principais vias da capital sul-mato-grossense.

Com base em levantamento da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), as principais trilhas são quatro em Campo Grande, duas em Aquidauana e as demais em Sidrolândia e São Gabriel do Oeste.

Outras Trilhas em Destaque em MS

Trilha dos Sentidos – No Parque Estadual do Prosa, em Campo Grande. Com visitas guiadas em grupos pequenos e mediante agendamento, a trilha é uma aula sobre educação ambiental. No caminho pela mata a lista de atrativos inclui o Córrego Desbarrancado e o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), onde estão 700 animais em fase de recuperação. O passeio tem duração de aproximadamente duas horas.

Trilha da Usina – Tem 5 km de extensão com quatro cachoeiras, escalada e travessia do Córrego Ceroula pelo caminho. O lugar abriga o que ainda resta da primeira usina hidrelétrica da Capital.

Inferninho – O local possui uma bela cachoeira com cerca de 30 metros de altura utilizada para a prática de rapel. É aberto à visitação, mas não se surpreenda com a falta de infraestrutura.

Morro do Ernesto – Na Fazenda Córrego Limpo, propriedade privada a 20 km do centro de Campo Grande, a trilha tem percurso de 8 km num roteiro com uma cachoeira de quatro metros e duas corredeiras. O acesso é pela rodovia MS-080, saída para Rochedo. Há uma taxa de R$ 10 por pessoa para fazer a caminhada.

São Gabriel do Oeste:

Trilha do Los Pagos – Com uma cachoeira de 70 metros em propriedade particular, tem fácil acesso e é um dos pontos turísticos mais visitados do município, distante 144 km de Campo Grande. Fica em uma região a 15 km do centro de São Gabriel com muitas riquezas naturais, como a nascente do Rio Aquidauana e cachoeiras.

Aquidauana:

Trilha dos Mirantes – Com 2,8 km, fica em uma propriedade rural, a Chácara dos Mirantes, no distrito de Piraputanga, distante 119 km de Campo Grande.

Morro do Paxixi – Também em Piraputanga, a trilha que pode ser feita de moto, a pé ou de bike tem acesso pela Estrada Parque de Piraputanga. Conhecida como trilha do pôr do sol do Paxixi, é uma verdadeira aventura ecológica.

Cb image default
Vista privilegiada na Trilha dos Mirantes, no distrito de Piraputanga, em Aquidauana (Foto: Alan Eriksson/Reprodução)