Buscar

Mesmo em meio à crise histórica, tarifa de Energia sobe; reajuste chegará em Julho

Cb image default
Divulgação

Aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) o reajuste de 6,9% na conta de energia que começa a ser repassado para os consumidores a partir de 1° de julho pela Energisa em Mato Grosso do Sul. 

Para "amenizar" o impacto financeiro aos consumidores, a concessionária pediu o adiamento à Aneel durante a pandemia do Covid-19, sendo cobrados de forma parcelada em 2021 os valores não arrecadados neste período.

A elevação será de 6,89% nas casas, unidades consideradas de baixa tensão, já nas indústrias, consideradas alta e média tensão, valor chega a 6,93%. Regulado pela Aneel, reajuste tarifário é um processo previsto no contrato de concessão da empresa, composto por encargos setoriais, transporte, compra de energia e distribuição.

Entre as regras previstas nos contratos estão a metodologia de cálculo, o valor da tarifa que poderá ser reajustado anualmente e outras medidas. A tarifa final chega a ter 36% de encargos e impostos. Atendendo a mais de 1 milhão de consumidores, a Energisa representa 27% da composição de tarifa em todo o estado.