Buscar

Vizinhos denunciam focos de mosquito da dengue em terreno particular no Ipacaray

Cb image default
Foto: WhatsApp - Noticidade 

Em meio à pandemia causada pelo coronavírus, outro problema preocupa a comunidade de Sidrolândia: o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Um terreno particular localizado na Rua Manoel Cintra, ao lado do número 32 no Bairro Campina Ipacaray em Sidrolândia tem sido motivo de várias denúncias por moradores do Bairro que procuraram a reportagem do Noticidade.

De acordo com as informações, há mais de um ano, o terreno acumula eletrodomésticos descartados, lonas, caixa d’água e muito lixo gerando focos do mosquito da dengue. O proprietário do terreno seria morador de Campo Grande e inclusive já foi avisado sobre a situação.

Conforme informou o Coordenador de Vigilância em Saúde, Jesiel Ratier, a denúncia por parte dos moradores é fundamental e uma equipe será encaminhada ao local e o proprietário será notificado.

Caso não dê fim ao problema, a Prefeitura será informada e determina a realização do serviço na área. O proprietário terá a cobrança pelo serviço lançada em seu cadastro de contribuinte para ressarcir o Município pela melhoria no terreno urbano, que pode ser por metro quadrado do imóvel, por espécie e serviço prestado. Neste caso pode ir desde a simples capinação com remoção de lixo à utilização de máquinas se a situação exigir. A cobrança é feita com base na Unidade de Valor Fiscal de Sidrolândia (UFIS).

As multas podem chegar a R$ 5 mil, se for o caso da aplicação da Lei Municipal de Crimes Ambientais.