Buscar

Vela provoca princípio de incêndio no seminário dos padres em Sidrolândia

Cb image default
Foto: Lucas Nogueira - Noticidade 

Um princípio de incêndio foi registrado na manhã desta terça-feira (18) na residência onde funciona o seminário dos padres localizada na Rua Lúcia de Souza Melo, esquina com a Rua Santa Catarina no centro de Sidrolândia.

Moradores da referida residência acionaram socorro e rapidamente duas equipes do Corpo de Bombeiros chegaram ao local.

Em um cômodo nos fundos da casa, as chamas foram contidas sem grandes proporções e de acordo com a guarnição de serviço, o princípio de incêndio provavelmente foi ocasionado por uma vela, comum no local por se tratar de uma residência de padres.

Cb image default

Dicas de Segurança - Nunca deixe uma vela acesa sem supervisão. Isso parece simples, mas leva apenas poucos segundos para algo acontecer. Isso não significa exatamente que você tem que estar no mesmo lugar onde a vela está, mas certifique-se que você pode vê-la aonde quer que for. Não deixe as velas sobre plástico ou outros materiais inflamáveis, nem sobre suportes que possam ser facilmente derrubados. Regra de ouro: se qualquer pessoa ou animal de estimação, consegue derrubar a mesa, não é um lugar seguro para deixar a vela.

Sempre mantenha a vela a no mínimo 10cm de distância de objetos não inflamáveis e a no mínimo 20cm de objetos inflamáveis. Nada pode pegar fogo se não estiver perto o suficiente, certo? Evite colocar as velas em áreas de bastante circulação. Velas podem ser derrubadas facilmente em lugares onde há muita movimentação. É mais seguro deixá-las em lugares nos quais as pessoas costumam ficar sentadas ou em banheiros, do que em uma sala de estar ou corredor. Amarre as cortinas próximas à vela. Uma corrente de ar repentina pode facilmente jogar essas cortinas na chama da vela. Se suas janelas estiverem abertas, evite acender velas.

Sempre use suporte para velas. Se um pavio estiver muito curto, o suporte vai apagar a chama. Mas se você tiver só uma vela diretamente apoiada sobre uma bancada, você corre o risco de a superfície queimar.

Apague e jogue fora velas com menos de meio centímetro de pavio. O pavio está muito curto, não é seguro queimá-lo.