Buscar

Vanda Camilo assina adesão de Sidrolândia ao consórcio para aquisição de vacinas

Cb image default
Prefeita Vanda Camilo. (Foto: Rafael Brites - Assessoria de Comunicação)

A Prefeita interina Vanda Camilo (PP) assinou o plano de adesão ao consórcio para aquisição de vacinas contra a Covid-19. O movimento é liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Não há nenhum custo ao município para a adesão ao consórcio; os custos para a formação legal do consórcio público serão pagos pela FNP.

Até agora, 19 cidades de Mato Grosso do Sul já aderiu ao consórcio liderado pela FNP: Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Sidrolândia, Maracaju, Paranaíba, Jardim, Aparecida do Taboado, Ribas do Rio Pardo, Nova Alvorada do Sul, Água Clara, Camapuã, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Vicentina, Corguinho, Rochedo, Jateí e Figueirão.

Agora os municípios terão 15 dias para aprovar um projeto de lei nas Câmaras municipais que autorizam a adesão ao consórcio público. Somente após a constituição legal, com a criação de um CNPJ e a escolha de diretoria, o consórcio estaria apto a fazer a compra de vacinas.

A formação do consórcio ocorre em meio ao aumento dos casos de Covid-19 no Brasil. O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Lula, divulgou carta com sugestões de medidas urgentes contra o iminente colapso das redes pública e privada de saúde, entre elas um toque de recolher nacional e fechamento de escolas e bares.

Recursos - De acordo com o presidente da FNP, a primeira opção do consórcio é a utilização de recursos do governo federal para compra de vacinas, mas transferências de recursos por organismos internacionais, participação da iniciativa privada ou mesmo a compra via cota dos municípios serão discutidas.

A FNP informa que o consórcio tem interesse em todas as vacinas que não estiverem no escopo do Ministério da Saúde, mas que possuam aprovação para utilização na Anvisa ou em organismos internacionais, entre elas está a vacina da Pfizer/Biontech, que obteve registro definitivo da Anvisa.