Buscar

Vacina da Oxford chega a Sidrolândia e vai imunizar 209 trabalhadores da saúde

Cb image default
Divulgação

A segunda remessa de vacinas contra a covid-19 chega ao município de Sidrolândia nesta segunda-feira (25) e de acordo com a Assessoria de Comunicação da prefeitura vai imunizar somente 209 trabalhadores da saúde, isso porque o lote é bem limitado, ao todo são 22 mil doses divididas para 79 municípios do Estado.

Mesmo sendo poucas doses, a prefeita interina Vanda Camilo (PP) comemorou a chegada das doses e destacou a importância de imunizar os trabalhadores da linha de frente da saúde em meio a essa pandemia que tem feito muitas vítimas e enlutado famílias.

Desenvolvida no Brasil pela empresa britânica em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o imunizante também conhecido como "vacina de Oxford", em referência a universidade inglesa que fez parte das pesquisas, tem uma janela para a aplicação da segunda dose superior à da vacina feita pelo Butantan.

As vacinas chegaram neste domingo em duas caixas, que foram levadas em um caminhão especial para a devida conservação. Conforme explicado pelo Secretário de Saúde Geraldo Resende, esse lote de vacinas será capaz de imunizar 28% dos trabalhadores da linha de frente da saúde estadual, sendo que o quantitativo da primeira remessa de Coronavac foi capaz de imunizar 37% dos profissionais.

Cada dose vai imunizar uma pessoa, totalizando 22 mil vacinados. No caso da Coronavac, a primeira a chegar, o total de doses foi dividido pela metade, por conta da necessidade de vacinação novamente em prazo de duas semanas. Mesmo assim, é menos de 1/3 do total da primeira leva que chegou ao Estado.