Buscar

UPA recebe estrutura para atender pacientes graves da Covid-19 em Sidrolândia

Cb image default
Foto: Rafael Brites - Assecom

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria de Saúde, vem se preparando desde fevereiro contra o coronavírus. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na parte de emergência já está pronta com 2 leitos de UTI, com os equipamentos e a infraestrutura toda para o atendimento.

Foram disponibilizados também 8 leitos da sala de estabilização, contendo toda a infraestrutura com oxigênio e monitor para observar o paciente, e 1 leito separado para o isolamento do paciente que além do coronavírus, possa ter também uma doença autoimune ou transmissível.

A Prefeitura tem investido nos equipamentos de proteção individuais (EPIs), que de acordo com a enfermeira Cleide Roque Machado, diretora da UPA, é muito importante nos dias de hoje no combate ao Covid-19.

“Nós temos acompanhando mundo afora o índice de profissionais de saúde doentes, perdendo suas vidas por conta da falta de EPIs, ou do uso inadequado desses equipamentos de proteção, e o prefeito Marcelo Ascoli e secretário Nélio Paim, tem se preocupado com isso e investido na proteção dos nossos profissionais, porque eles também fazem parte do grupo de risco, estão expondo suas vidas se colocando na frente de batalha”, explicou Cleide.

Cb image default

Fazendo parte do plano de enfretamento para situações do novo coronavírus, cerca de 65 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram de capacitações, reunindo os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e da unidade de Estratégia de Saúde Família (ESF). Durante os treinamentos os profissionais receberam informações de reforço sobre o uso correto dos equipamentos de proteção individuai (EPIs), sobre estabilização dos pacientes, monitorização de equipamentos e a prática da intubação.

Mesmo com apenas 1 caso confirmado e já curado do Covid-19 no município, a Secretaria de Saúde vem se preparando e se preocupa porque o frio está chegando e pode intensificar o surto da doença.

“Nós sabemos que esse surto está no começo ainda, por isso estamos se preparando para lá na frente, quando vier o inverno. Esperamos que não tenhamos mais nenhum caso, porém se nós estivermos, queremos estar preparados para dar o melhor atendimento que a gente puder, aqui no município, na UPA, no hospital, nossos profissionais não estão desamparados, nós temos nossos materiais e estamos prontos para atender a nossa população”, declarou a diretora.

O prefeito Dr. Marcelo Ascoli, relatou que nesse momento é preciso estar preparados, por isso a Prefeitura está tomando medidas duras no que diz respeito a evitar a contaminação e a disseminação dessa doença.

“O certo é todos unirem as forças, vamos estar lutando, tenho certeza que Sidrolândia está fazendo sua parte, e que estamos a frente de muitos outros locais por aí afora, mas com humildade e com respeito buscando fazer o melhor”, encerrou o prefeito.

Além dos treinamentos para profissionais da saúde da rede pública, a Secretaria Municipal da Saúde de Sidrolândia tem reforçado, desde de fevereiro, informações sobre os cuidados em relação à doença para a população, por meio de publicações nas mídias.