Buscar

Sidrolândia recebe o título Prefeito Inovador com o programa Cidade Digital

Cb image default
Divulgação

Foi realizado nessa quinta-feira (05/03), o II Fórum de Cidades Digitais no Mato Grosso do Sul, o evento aconteceu em Campo Grande na Assomasul, e reuniu prefeitos, gestores e vereadores, visando fomentar a modernização dos municípios da região.

Durante o evento, 13 prefeitos do Estado foram selecionados pela RCD (Rede Cidade Digital) para o recebimento do título de Prefeito Inovador, por iniciativas implantadas nas localidades que visam melhorar a máquina pública por meio da tecnologia.

E o prefeito Dr. Marcelo Ascoli foi um dos contemplados com o certificado de Prefeito Inovador 2020, com o programa Cidade Digital, que foi implantado no município em 2019 e oferecendo sinal gratuito de Wi-fi em praças e parques.

O prefeito Dr. Marcelo parabenizou a equipe do setor de Tecnologia da Informação (TI), e destacou a importância do programa Cidade Digital.

“Quero parabenizar esses colegas pelo brilhante trabalho, uma equipe pequena, mas muito competente e dá resultado, eles são os atores principais nesse feito, a nossa equipe de TI, que envolve o Jefferson, o Rodrigo, o Ronaldo, que é um prestador de serviço mas está sempre conosco. Aproveitamos bastante o programa Cidade Digital, hoje nós temos vários pontos que utilizam a internet gratuita, nas escolas, nos postos de saúde, nas praças públicas, nas feiras, então estou muito feliz com o sinal aberto de internet, as pessoas podendo acessar gratuitamente, esse é objetivo levar a modernidade, é importante para que todas as pessoas possam usar, ainda falta melhorar, mas estamos sempre buscando por isso”, destacou o prefeito.

Cidade Digital

O programa Cidade Digital foi executado pelo Governo Federal com investimentos e custo zero para o Município, além de Sidrolândia, Aquidauana e Terenos são os municípios contemplados em Mato Grosso do Sul.

Esse programa trouxe infraestrutura de fibra óptica subterrânea que contempla 38 pontos distribuídos pela cidade em locais estratégicos, escolas, unidades de saúde, departamentos municipais, bibliotecas, CMEI’s, entre outros espaços públicos.

Com o programa foi conseguido também disponibilizar internet gratuita na Praça Triângulo (onde ocorre a Feira Livre no Bairro Malvinas), Parque Ecológico e Recreativo Vale do Vacaria, Complexo Poliesportivo Leonel Brizola “Brizolão” e a Praça Central.

O chefe de divisão de TI, Jefferson Gimenez, técnico em informática da Prefeitura e especialista em redes de computadores destaca após as instalações do programa, a equipe conseguiu também levar essa estrutura até o Distrito de Quebra Côco.

“Nossa equipe tem trabalhado tanto desde que chegou esse projeto na cidade que tivemos êxito, conseguimos levar nossa fibra diretamente da Prefeitura até o Quebra Côco, que contém 5 pontos de acesso de internet, que é o posto de saúde, a escola, o CMEI, a Subprefeitura e a assistência, e vamos eventualmente disponibilizar um ponto de internet gratuito a todos”, concluiu Jefferson.