Buscar

Sidrolândia é uma das cidades destaques com Selo Social “Prefeitura Amiga da Mulher”

Cb image default
Foto: Assessoria de Comunicação

Em reconhecimento as práticas inovadoras desenvolvidas por 9 municípios na área do enfrentamento à violência contra à mulher, o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul, concedeu o Selo Social Prefeitura Amiga da Mulher a 11 projetos selecionados, durante solenidade de lançamento da campanha Agosto Lilás, incluindo o município de Sidrolândia que se destacou com um projeto próprio.

O Selo foi criado por meio do Decreto nº 14.961, de 8 de março de 2018. Com a premiação, o Governo fomenta a discussão sobre a necessidade de os agentes públicos desenvolverem políticas públicas de combate aos preconceitos e discriminações contra mulheres e meninas. Além disso, o Estado incentiva o associativismo, o cooperativismo e o empreendedorismo, considerando as especificidades e as potencialidades dos municípios.

"Criamos o Selo com a intenção de conhecer as iniciativas, as boas práticas dos municípios do interior nas ações de enfrentamento à violência e incentivo ao empreendedorismo feminino e também no empoderamento, porque as vezes os projetos são maravilhosos e ficam lá, apenas no município, com o Selo Prefeitura Amiga da Mulher, a gente divulga, noticia e troca experiências entre as gestoras", explica a Secretária Estadual de Cidadania, Luciana Azambuja.

A seleção das propostas desenvolvidas pelas prefeituras municipais, foi realizada por um Comitê Julgador, formado por representantes, dos seguintes órgão: Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres; Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul; Conselho Estadual dos Direitos da Mulher; Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul; Ministério Público do Estado do Mato Grosso do Sul; Universidade Federal do Mato Grosso do Sul; Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Mato Grosso do Sul; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

Três dos onze projetos receberam o "Selo Destaque", sendo eles: Projeto Acalento – Dourados, Projeto Centro de Inclusão Produtiva – CIP Urbano – Juti e Projeto Paineira Rosa – Rio Verde de Mato Grosso.

Receberam o Selo Social Prefeitura Amiga da Mulher, os projetos: Mapeamento da Violência Doméstica uma Articulação com a Rede Municipal, de Sidrolândia, Projeto – Casa da Mulher Brasileira – Campo Grande, Projeto – Selo Compromisso com a Igualdade de Gênero/CIG – Campo Grande, Projeto – Vivência de Mulheres- Nioaque, Projeto Derrubando as Muralhas do Medo. Juntos Somos Mais Fortes – Nova Andradina, Projeto – 2º Festival de Talentos Femininos – Ponta Porã, Projeto Roda de Conversa com Movimento de Mulheres Camponesas – Assentamento Itamarati – Ponta Porã e Projeto Mulheres Indígenas Empoderadas –Tacuru.