Buscar

Sidrolândia 67 anos: Elizabeth Nantes viu cidade crescer e relembra tempos de escola

Cb image default
Elizabeth em sua residência. (Foto: Arquivo Pessoal) 

Aposentada, aos 62 anos de idade, filha de Sidrolândia e do casal Joveniano Cristaldo Pereira e Dinazaide Nantes Pereira (em memória), mais uma personagem da nossa série, a dona Elizabeth Nantes Pereira, também comemora o aniversário da cidade que ela viu se desenvolver ao longo dos anos.

Ela faz parte do grande grupo de pessoas que nasceu aqui e nunca se mudou. Ela conta que o espaço que a marcou na memória foi a escola doutor Ary Coelho de Oliveira que hoje funciona como Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), na Rua Santa Catarina, 630. (Abaixo registros do local na época).  

Ao se lembrar com carinho da época, Elizabeth diz que morava na vila Sapé (atual bairro Jandaia) e que ia para a escola com os amigos a pé. 

“Lá me marcou por conta da minha infância, lembro de uma professora chamada Talita que pegava no pé por causa da caligrafia, hoje tenho uma escrita redondinha graças a ela”, disse. Como nem tudo são flores, no caminho da escola sempre havia um trecho em que Elizabeth ficava para trás e era justo o local que, segundo ela, dava ‘arrepios’.

“Nós íamos por um trieiro, lembro que tinha que passar por um buracão e próximo ao buraco havia uma árvore, lá diziam que um padre havia se suicidado, chegava perto da árvore todo mundo corria e me deixava para trás, eu tinha muito medo, coisas de criança”, contou rindo afirmando que devido as tantas mudanças da cidade não se lembra mais qual era a árvore. 

Cb image default
Dona Beth aos 16 anos, ao lado do irmão Élio Pereira Nantes (Em memória). Foto: Arquivo Pessoal 

Cristã, Elizabeth é funcionária aposentada do Estado na área de Educação, atuou por vários anos na Escola Catarina de Abreu no setor administrativo e também na Escola Sidrônio Antunes de Andrade, também foi cedida ao município nas gestões de João Lemes (4 anos), Daltro Fiúza (8 anos) e Marcelo Ascoli (4 anos) passando pelas secretarias de Educação, Obras e Desenvolvimento Rural, tem bastante conhecimento técnico e administrativo no setor público e colaborou muito para o desenvolvimento do município. 

Cb image default

“Me orgulho dessa cidade que amo e vi crescer, tantas histórias, acontecimentos e fatos, aqui criei praticamente sozinha meus dois filhos, Sandra e Douglas e sou muito feliz”, finalizou.

Os relatos reafirmam que a memória do povo tem o importante papel de preservar a história de Sidrolândia.

Abaixo, registro da escrita elogiada da profissional de Educação, dona Elizabeth que levou com seriedade os ensinos de sua professora sobre a caligrafia.  

Cb image default