Buscar

Sidrolandenses poderão ir doar sangue uma vez por mês gratuitamente

Cb image default

Quem não se sente feliz ao saber que está salvando uma vida? Uma forma simples de fazer isto é doando sangue. Assim, é possível salvar não só apenas uma vida, mas até quatro, de acordo o Hemosul. 

Muitos sidrolandenses sentem vontade de ser um doador, porém, no município não há um ponto de coleta. A pessoa precisa ir até o Hemosul da Capital, e isso necessita de tempo e locomoção.

Para muitos, a locomoção é o principal motivo de não irem até a Capital doar sangue. Para solucionar este problema, a empresária Edna Muchiutti teve a iniciativa de levar gratuitamente os doadores pelo menos uma vez ao mês.

De acordo com ela, a ideia surgiu após levar um pequeno grupo, no dia 5 de dezembro, para ir doar sangue para um irmão de sua nora.

“Meu filho disse que o irmão de sua esposa precisava de doação de sangue, logo, fui atrás e conseguimos um micro-ônibus para levar o pessoal. Ligamos no Hemosul um dia antes para avisar que estávamos indo, chegamos lá e eles nos receberam muito bem, com uma alegria imensa. Depois, quando retornamos para a cidade, uma moça veio me agradecer e disse que sempre teve vontade de ser doadora, mas não tinha condições para ir. Eu senti que ela falou do fundo do coração. Naquele momento, Deus tocou no meu coração e eu resolvi que ao menos uma vez por mês levaria as pessoas que não tem condições”, explicou.

Além de doarem sangue, aqueles que sentiram vontade também doaram medula óssea. A próxima ida ao Hemosul já tem data marcada: 16 de janeiro, às 7h30min. O ponto de encontro é na lotérica da avenida Dorvalino dos Santos, estabelecimento de propriedade da Edna.

O retorno acontecerá após o atendimento de todas as pessoas. “É ‘bate’ e volta, o processo é rápido porque nós avisaremos antes quantas pessoas vão e eles ficarão nos esperando”, disse.

Tem interesse em ser um doador, mas não tem condições de ir até o Hemosul? Entre em contato com a Edna através do número (67) 98118-9253.

Para doar sangue é preciso que você esteja munido de um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.

Critérios – Os doadores precisam ter 55 kg ou mais e idade entre 16 e 69 anos, menor idade deverá estar acompanhado do pai ou responsável legal. A primeira doação pode ser feita até 60 anos, acima desta idade somente quem já é doador.

Confira todos os critérios básicos e recomendações, clique aqui.