Buscar

Sicredi Pantanal lança projeto de robótica em parceria com o Sesi em Sidrolândia

Cb image default
Foto: Assessoria Sicredi

A Sicredi Pantanal MS lançou em Sidrolândia, o seu projeto de Robótica Cooperativa em parceria com o Sesi, batizado de “RoboCoop”. O projeto tem como base o Genius, desenvolvido pelo Sesi, para auxiliar o aprendizado dos alunos nas disciplinas de matemática e física, suas regras e processos, além de transmitir os ideais de cooperação, criatividade e trabalho em grupo por meio da robótica.

A parceria entre as instituições garantirá que 30 crianças, de 6 a 8 anos, estudantes da escola Valério Carlos da Costa, tenham acesso gratuito ao projeto, que tem duração de 24 meses (2 anos). Serão duas turmas, de 15 alunos em cada, com encontros realizados uma vez por semana, na biblioteca do Sesi. Novas turmas serão iniciadas a cada 12 meses.

O investimento do Sicredi será financeiro, com aporte mensal que garante a compra de materiais e a manutenção do projeto e o Sesi entrará com a infraestrutura e expertise de seus profissionais para a condução do Genius. “Esse trabalho já está acontecendo em Maracaju há um ano e tem promovido verdadeiras transformações entre as crianças. Vamos começar agora em Sidrolândia e, em breve, levaremos para toda a nossa área de atuação”, contou Emerson Perosa, Presidente da Sicredi Pantanal MS.

Emerson lembra que “a educação cooperativa reflete o interesse do Sicredi em capitanear este projeto, reafirmando nossa crença de que a construção e vivência de atitudes e valores da cooperação e cidadania contribuem para a formação de cidadãos capazes de empreender e criar coletivamente iniciativas de desenvolvimento econômico, socioambiental e cultural”.

O projeto Genius

O Genius é um programa extracurricular desenvolvido para que crianças de 6 a 8 anos se envolvam com o mundo da ciência e da tecnologia, por meio de princípios básicos da robótica, preparando-as para pensar de forma inovadora.

Hoje, a importância do ensino da robótica já pode ser comparada ao ensino de outras línguas, como o inglês e o espanhol. Também estão comprovados os diversos benefícios que o aprendizado da linguagem de programação pode trazer para os alunos, entre eles: Estimula o raciocínio lógico; Ajuda na organização; Facilita a assimilação de matérias tradicionais; Auxilia no desenvolvimento da autonomia e investigação; Estimula a curiosidade e a criatividade; Aplica na prática a interdisciplinaridade; e desenvolve o senso de cooperação.