Buscar

Servidores terão reajuste em maio e aumento dos professores será retroativo a 1º de janeiro

Cb image default

Encontro da prefeita com os vereadores no Gabinete. (Foto: Anielle Santi - Assessoria de Comunicação)

Os servidores municipais efetivos, incluindo os professores, receberão reajuste de 4,50% em 1º de maio, índice que recompõe o poder de compra do funcionalismo porque corresponde à inflação anual medida pelo IPCA.

Os professores receberão retroativo a janeiro a diferença dos 3,62% de reajuste do piso nacional do magistério fixado pelo Ministério da Educação. A diferença será paga junto com o salário de maio.

"Nossa gestão está comprometida com a valorização do magistério. Com este reajuste, os professores terão acumulado uma correção salarial de 34,52%, ante uma inflação no mesmo período de 23,34%", explicou a prefeita Vanda Camilo, que se reuniu com os vereadores da base aliada na Câmara para detalhar a proposta enviada ao Legislativo.

Com o reajuste de 4,50%, o salário inicial do professor nível 2, por 22 horas/semanais sobe para R$ 3.952,36 (em janeiro) e R$ 3.986,36 (em maio), que corresponde a 87,02% do piso nacional para 40 horas.

Vanda explicou que antes da definição do percentual houve um estudo detalhado do impacto financeiro levando em conta a capacidade de pagamento da Prefeitura, que pode comprometer até 54% da receita líquida com gastos de pessoal.

O ano eleitoral é outro fator limitante. Conforme a legislação, por causa do pleito programado para outubro, os prefeitos só podem atualizar os salários dos servidores no máximo até a inflação acumulada nos últimos 12 meses a contar da data-base.