Publicado em 10/09/2019 às 15:24,

Defesa Civil alerta para riscos do calor extremo e dá dicas sobre cuidados nesta época

Redação Noticidade ,
Cb image default
Foto: Noticidade 

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), emitiu alerta de calor extremo para o estado com possibilidade de hipertermia e risco de morte para a população.

Conforme o Instituto, 36 cidades entraram na lista na área vermelha no mapa, indicando grande perigo para os moradores. A onda de calor promete ser a mais intensa do ano e os idosos, principalmente, devem ter atenção redobrada.

Sidrolândia não está na área vermelha, porém os moradores relatam que esta semana foi a mais quente do ano e por isto todo cuidado é preciso para manter a saúde em dia.

O Noticidade recebeu um alerta da Defesa Civil sobre os riscos que as temperaturas elevadas podem oferecer a saúde e dicas sobre cuidados que devem ser tomados.

A temperatura elevada oferece riscos que podem ser observados principalmente com relação a alterações no batimento cardíaco e aumento da temperatura corporal.

Esses efeitos da hipertermia causam a chamada síncope pelo calor, que acontece quando os órgãos internos não recebem oxigênio suficiente. Os mais atingidos são o cérebro e o coração.

Além dessas questões mais agudas, as temperaturas altas podem trazer riscos físicos aos trabalhadores também em longo prazo. O desequilíbrio hídrico, ou seja, a perda excessiva de água causa o envelhecimento precoce do organismo, percebidos principalmente pelo envelhecimento da pele, mas também por esgotamento do sistema muscular e vascular.

Algumas pessoas podem sentir irritabilidade aguda, fraqueza, ansiedade e incapacidade de concentrar-se, além de tonturas devido à redução das atividades cerebrais causadas pela falta de oxigênio no cérebro.

Orientações – De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, alguns hábitos podem ajudar a amenizar os efeitos causados pelo calor.

É importante evitar exercícios físicos ao ar livre principalmente nos horários que o sol aparenta estar mais quente, deixar a casa com as janelas e portas abertas se possível pro local ficar bem refrigerado e se preciso até fazer o uso de umidificadores de ar, vaporizadores, caso a pessoa não tenha esses aparelhos espalhar toalhas molhadas e recipientes com água pela casa ajuda também, mas o mais importante com certeza é tomar bastante água, se possível o dia inteiro.

Por conta do calor em todo o estado, nesta quarta-feira (11), Sidrolândia também pode registrar o dia mais quente do ano, apesar de não estar na área vermelha. Em casos mais graves, como desmaio ou perca da consciência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado através do 193.