Buscar

Secretário garante que problema em raio-x da Upa não impede atendimento

Cb image default
Foto: Noticidade 

O Secretário de Saúde de Sidrolândia, Nelio Paim conversou com a reportagem do Noticidade a respeito de um problema no aparelho de radiografia da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

De acordo com ele, o aparelho estragou no final do ano, “estamos finalizando o processo de manutenção, ainda bem que temos dois aparelhos, e o Hospital nos atende com as demandas, ninguém fica sem o atendimento, fazemos o encaminhamento e o exame de raio-x é disponibilizado normalmente”, destacou Nelinho afirmando ainda que na gestão passada não havia nenhum aparelho e que uma verba de emenda do deputado federal Fábio Trad viabilizou os aparelhos, inclusive do Hospital, contudo, em breve o aparelho da UPA será colocado a disposição novamente e mesmo assim ninguém fica sem atendimento.

Questionado sobre a falta do medicamento dolantina na rede pública, ele destacou que esse medicamento não é padronizado do Upa e nem no Hospital tem, pois a rede pública trabalha com outros.

“Não se trata de medicamento para câncer como divulgaram no facebook e sim para dor aguda, forte, que obviamente pode ser usado no câncer terminal geralmente, mas ele serve mesmo para combater a dor intensa, a Dolantina pode ser empregada, ainda, como pré-anestésico ou como terapia de apoio ao procedimento anestésico”. Destacou ele afirmando que a equipe da UPA tem se desdobrado para atender as demandas e garantir qualidade no atendimento à população.

UPA - Com recursos próprios, a atual Administração Municipal aplica R$ 300 mil mensais para a manutenção da Unidade, sem contar com a destinação de servidores públicos e profissionais.

A UPA conta também com repasses da União e do Estado, porém só se viabiliza com o maior aporte financeiro que é investido pela Prefeitura.

O prefeito Dr. Marcelo costuma lembrar, quando o assunto é UPA, que recebeu orientações de políticos experientes do Estado, para não pôr em funcionamento a Unidade de Pronto Atendimento porque implicaria em um grande volume de recursos, o que poderia vir a comprometer as finanças do Município. Mesmo com os aconselhamentos – por sinal coerentes, de quem conhece o funcionamento da máquina pública – o prefeito reuniu a equipe administrativa e ativou a repartição de Saúde.

Gerenciada pela Secretaria Municipal de Saúde, a UPA se tornou uma referência e propicia atendimento no campo da urgência e emergência aos sidrolandenses de todas as regiões, com um volume de procedimentos que impressiona e ilustra a importância da atitude tomada pela Gestão encabeçada por Ascoli.