Buscar

Se continuar nesse ritmo, vacinação em Sidrolândia vai até dezembro de 2023, diz painel

Cb image default
Foto: Assessoria de Comunicação 

O ritmo de vacinação da Covid-19 em Sidrolândia tem apresentado lentidão. Caso continue desta forma, a previsão é de que o município finalize a imunização da população em dezembro de 2023. A previsão foi apontada por um painel elaborado por um conjunto de universidades brasileiras.

O sistema, criado por iniciativa do Laboratório de Estatística e Ciência de Dados da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e do projeto ModCovid19 da USP (Universidade de São Paulo), compila dados dos últimos 30 dias para apontar as previsões.

A previsão recebe atualização quando o Estado recebe novas vacinas, aumenta ou diminui o ritmo de vacinação e outros critérios como a falta de insumos para produção de vacinas, quantidade de postos de vacinação e considera também o desejo da população em se vacinar contra a Covid-19.

Conforme o painel, a cidade de MS que deve finalizar a imunização contra a Covid-19 primeiro é Japorã. Vacinando oito pessoas com a primeira dose por dia e 15 com a segunda dose, em 26 de agosto deste ano, a cidade terminará a campanha.

Em Campo Grande, a vacinação tem previsão para terminar em 28 de dezembro de 2021. O município é o oitavo mais rápido na imunização da população contra Covid-19, segundo a plataforma.

Vacinação em baixa - Atualmente, Sidrolândia é um dos municípios que menos vacinam no Estado, segundo divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). A proposta do Estado é cortar pela metade a remessa de vacina nos municípios que não usarem 85% do lote recebido. "Município que não vacinar 85% das remessas de vacina, entre uma remessa e outra, na próxima vai receber 50% das doses e as outras são 50% serão remanejadas para as cidades que vacinarem acima de 95%", explica o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende.

Esta é a primeira vez, oficialmente, que o Governo pressiona os municípios do interior do Estado a vacinarem. Segundo divulgado pela própria secretaria no boletim de hoje, no ranking de piores cidades na vacinação estão Miranda, com 83,5% de doses aplicadas, Inocência com 84,9% e Sidrolândia que chega a alcançar 85,6%. Enquanto Iguatemi, Pedro Gomes e Batayporã se mostram as cidades com maior vacinação.

Cb image default
Divulgação SES 

Dados oficiais – De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Sidrolândia, até a noite desta quinta-feira (10), 6.293 pessoas (10,62%) foram totalmente imunizadas com as duas doses da vacina. Com a primeira dose 15.382 pessoas foram vacinadas.

Ao todo o município recebeu 25.797 doses e aplicou até esta quinta-feira 21.675 doses.