Publicado em 07/08/2019 às 16:48,

Sala Lilás é inaugurada e vai garantir atendimento especial as vítimas de violência

Redação - Noticidade,
Cb image default
Foto: Rafael Brites - Assessoria de Comunicação 

Por meio de uma parceria entre Prefeitura Municipal e Governo do Estado foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (7) na Delegacia de Polícia Civil do de Sidrolândia, a primeira Sala Lilás do interior de Mato Grosso do Sul.

Com recursos próprios e mão de obra da Equipe de Manutenção vinculada à Secretaria Municipal de Governo e Desburocratização (Segov), a Prefeitura investiu na implantação do espaço.

Ao lado da primeira-dama Ana Lídia, (grande apoiadora do projeto), o prefeito Marcelo Ascoli se mostrou satisfeito com o resultado da obra na delegacia com a construção do espaço da sala lilás. “Temos uma rede de enfrentamento para atender e colaborar no atendimento, além de profissionais da Prefeitura que auxiliam diretamente às vítimas. Queremos uma receita de sucesso para Mato Grosso do Sul e o Brasil e aqui temos um bom exemplo”, destacou o prefeito.

Cb image default
Foto: Rafael Brites - Assessoria de Comunicação

Pela Prefeitura participaram também o vice-prefeito Wellison Muchiutti Hernandes, o secretário Clayton Ortega e a coordenadora Natália Souza (responsáveis pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Segov), secretários municipais, diretores, coordenadores e servidores públicos do Município.

Os delegados Diego Dantas Santos e Thaís Duarte Miranda, em nome da Polícia Civil de Sidrolândia, recepcionaram as comitivas e apresentaram as novas instalações destinadas ao atendimento ao público feminino vítima de violência.

O Fórum da Comarca de Sidrolândia esteve representado pelo juiz de Direito da Vara Criminal Dr. Cláudio Muller Pareja, enquanto que pela Defensoria Pública compareceu o Dr. Arthur Demleitner Cafure, titular da 2ª Defensoria da Vara Criminal. As promotoras de Justiça Daniele Borghetti Zampieri de Oliveira, Janeli Basso e Clarissa Carlotto Torres – representantes do Ministério Público no município – prestigiaram o evento.

Os vizinhos da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar estiveram na cerimônia, liderados pelo comandante, tenente-coronel Erivaldo José Duarte. E o 18º Subgrupamento de Bombeiros Militar de Sidrolândia e seu comandante 2º tenente Souza Neto, foram representados pelo 2º tenente Medrado.

Entre as autoridades estaduais, os deputados Gerson Claro (membro da Frente Parlamentar em Defesa da Mulher, que representou a Assembleia Legislativa) e seu colega Lídio Lopes, o delegado-Geral de Polícia Civil Marcelo Vargas – que representou o governador Reinaldo Azambuja – a secretária de Cidadania Luciana Azambuja, subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres Giovana Correa Vargas, secretária adjunta Especial de Cidadania Tereza Trad, delegada Sidnéia Tobias (responsável técnica dos projetos de implantação das Salas Lilás junto à Delegacia Geral de Polícia Civil) e seu colega Dr. Fabiano Ruiz (diretor de departamento na Delegacia Geral de Polícia Civil), que já atuou como delegado titular em Sidrolândia.

O deputado estadual de Sidrolândia, Gerson Claro disse que essa é a política do bem, a que faz a diferença fazendo investimentos no ser humano. “Só assim conseguimos alcançar bons resultados. É importante nós, como sociedade, sabermos que a área da segurança no governo estadual também acolhe e se preocupa com a prevenção, combatendo efetivamente a violência contra mulher”. Destacou Gerson Claro.

Na Sala Lilás, a Polícia Civil fará o acolhimento da mulher vítima de violência doméstica, protegendo identidade e integridade da acolhida. A proposta, além de oferecer dignidade à mulher, também visa protegê-la, bem como os filhos, de eventuais constrangimentos e novas agressões.

O espaço inaugurado também conta com uma sala de múltiplo uso para acolher e atender crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica.

A subsecretária de políticas para Mulheres do governo de Reinaldo Azambuja, Luciana Azambuja, destacou que o espaço é adequado no conceito de um atendimento humanizado e especializado da mulher vítima de violência, garantindo qualidade na prestação do serviço oferecido.

O delegado-geral da Polícia Civil em Mato Grosso do Sul, Marcelo Vargas, justificou escolha do município para receber a Sala Lilás, uma vez que em 2018 Sidrolândia registrou a maior taxa de casos de violência doméstica para cada 100 mil habitantes em todo Estado. Foram 568 registros em todo o ano passado.

De acordo com a delegada adjunta da delegacia da cidade, Thaís Duarte, por dia são registrados de 20 a 30 boletins de ocorrência por mulheres agredidas por seus companheiros.

Diversas autoridades, vereadores, empresários, além do deputado estadual Lídio Lopes prestigiaram a inauguração da Sala Lilás neste dia 7 de agosto, dia em que a Lei Maria da Penha completou 13 anos de criação.

Cb image default
Foto: Rafael Brites - Assessoria de Comunicação