Buscar

Sala de reabilitação para pós-operatório de Ortopedia e pós-Covid é implantada

Cb image default
Divulgação

Pacientes que estão passando por cirurgias ortopédicas no mutirão que está sendo realizado pela Prefeitura, e aqueles curados da Covid-19 mas que ficaram com lesão pulmonar como sequela, serão beneficiados com a sala de reabilitação que está sendo implantada pela atual Administração Municipal de Sidrolândia.

O anúncio foi feito pela prefeita Vanda Camilo, que juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, decidiu dar continuidade ao projeto que foi realizado no Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa, à época em que foi diretora administrativa da entidade.

A sala de reabilitação será coordenada pelo renomado fisioterapeuta Fagner Sato, que atua em grandes hospitais de Campo Grande, mas que há mais de um ano possui vínculo com Sidrolândia por ser escolhido para desenvolver o serviço, à época, no “Elmíria Silvério Barbosa”.

Fagner enalteceu a iniciativa da Prefeitura de Sidrolândia em adotar em âmbito municipal este projeto para reabilitação dos pacientes, inicialmente para aqueles que passaram pelas cirurgias ortopédicas.

- Para que os pacientes tenham condições de voltar com suas atividades diárias, reabilitados, com boa funcionalidade e que consigam ter uma vida normal daqui pra frente – frisou o profissional.

Ele confirmou que está em desenvolvimento o projeto para atendimento aos pacientes que tiveram Covid-19.

- Pensando naqueles que fizeram lesão pulmonar e precisam se recuperar, a gente está montando um projeto de reabilitação para que voltem com sua capacidade pulmonar, para que sigam uma vida mais próxima da que tinham antes das sequelas causadas pela Covid – disse.

Cb image default

O profissional

Fagner Sato é fisioterapeuta há 9 anos, profissional especialista em assistência ao paciente crítico, coordenador da Fisioterapia do Hospital do Pênfigo de uma equipe de 38 profissionais, é fisioterapeuta intensivista do Hospital da Unimed onde atua na linha de frente da Covid-19.

- Aqui em Sidrolândia estou desde março do ano passado, quando a Vanda (então diretora administrativa do Hospital) entrou em contato pra gente poder montar a equipe e treinar o pessoal do Hospital, então a gente tá acompanhando a população de Sidrolândia desde março do ano passado, dando apoio e ajudando a estruturar o serviço de terapia intensiva, e a partir de agosto e setembro a gente começou o projeto de reabilitação que foi no Hospital, que a atual direção deu uma pausa, e a prefeita decidiu retomar (pela Prefeitura), porque ela vê a importância da reabilitação desses pacientes.

Fagner ressaltou que esse serviço não era oferecido em âmbito público, e que Sidrolândia é um dos primeiros municípios em Mato Grosso do Sul a montar e realizar este projeto.

- É uma implantação de um serviço de reabilitação voltado especificamente para cirurgias ortopédicas que estão sendo feitas no mutirão da Prefeitura, e para ajudar na reabilitação dos pacientes pós Covid-19 – concluiu.

Cb image default

Endereço

A sala de reabilitação implantada pela Prefeitura de Sidrolândia, que será anexada à estrutura da Secretaria Municipal de Saúde, funcionará no imóvel localizado à Rua São Paulo 526, centro.

No momento o estágio é de fase final da montagem da estrutura, e em breve será anunciada a data do início dos atendimentos e como serão cadastrados os pacientes.

Dados - Para reforçar a importância desta iniciativa da Prefeitura de Sidrolândia, dados do Boletim Covid-19 divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde indicam que desde o início do levantamento, no dia 14 de março do ano passado, até hoje (07/04), 3.732 pessoas estão curadas no município, e certamente, muitas delas, necessitam da reabilitação.

Por outro lado, mais de 100 pessoas estão cadastradas para as cirurgias ortopédicas, onde grande partes delas já passaram pelo procedimento, e precisam deste cuidado posterior, com a fisioterapia.