Buscar

Risco de explosão em cilindro de oficina mobiliza Corpo de Bombeiros em Sidrolândia

Cb image default
O Corpo de Bombeiros chegou rapidamente e conteve as chamas no cilindro. (Foto: Noticidade)

Um princípio de incêndio foi registrado na tarde desta quinta-feira (04) em Sidrolândia e o fato mobilizou duas equipes do Corpo de Bombeiros.

Conforme informações, funcionários de uma oficina mecânica localizada na Rua Ponta Porã no Bairro Cascatinha, acionaram socorro depois de um vazamento em um cilindro de oxigênio que é usado em uma máquina de solda, equipamento comum nas oficinas.

Com o risco de explosão, rapidamente duas equipes do Corpo de Bombeiros atravessaram a cidade e chegaram ao local que fica na saída para o Distrito do Quebra Coco.

O vazamento foi contido pelos militares e a orientação nesse tipo de acidente é primeiramente evacuar o local, afastar-se do cilindro e acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente.

Cb image default

O Equipamento - No processo de solda e corte, o comburente mais utilizado é o oxigênio. Presente no atmosférico, este gás pode ser fornecido no estado puro em cilindros. Para iniciar uma combustão é necessário uma fonte de ignição. Na soldagem deve ser utilizado um acendedor específico para este fim. Os gases utilizados no processo de solda e corte, são acondicionados em alta pressão em cilindros especialmente desenvolvidos para este fim. Em um cilindro de oxigênio, por exemplo, a pressão interna aplicada em cada centímetro quadrado de sua superfície equivale a uma força exercida por um peso de 200kg. Esta pressão é 200 vezes superior à pressão atmosférica.

Para evitar explosão - O deslocamento manual do cilindro deve ser feito em carrinhos específicos sempre com a tampa de proteção fixada. Deve ser evitada a queda dos cilindros e o impacto de uns contra os outros. Os cilindros nunca devem ficar próximos do local de soldagem ou corte. Os locais de soldagem devem dispor de extintor de incêndio em perfeitas condições de uso. Os cilindros vazios devem ser separados dos outros e identificados com a palavra vazio. Nunca devem ser pendurados nos cilindros ferramentas e outros objetos que possam danificar as válvulas e os reguladores de pressão.

A reação do oxigênio com óleo ou graxa pode provocar explosão. Por esta razão os cilindros e acessórios que entram em contato com o oxigênio, devem ser mantidos livres destas substâncias. Deve ser evitado o manuseio dos cilindros e acessórios com as mãos ou luvas com óleo ou graxa.

Todo cuidado deve ser observado para evitar que jatos de oxigênio atinjam roupas com estes materiais. As mangueiras de acetileno e outros gases combustíveis, são identificadas pela cor vermelha, já as mangueiras de oxigênio são identificadas pela cor verde. As conexões para mangueiras de acetileno e gases combustíveis possuem rosca esquerda, já as de oxigênio rosca direita. Não é aconselhável que seja feitas emendas e reparos com fita adesiva, nem que seja usado conexões de cobre. Antes de iniciar a soldagem, devem ser verificadas as pressões do oxigênio e do acetileno e se as mangueiras foram devidamente purgadas.