Publicado em 27/04/2025 às 18:18,
O jovem João Pedro Rocha dos Santos, de apenas 14 anos, mais conhecido como “Ovelhinha”, acaba de conquistar mais um importante título no velocross: campeão da Copa Sul-Mato-Grossense nas categorias Nacional Light e 230.
Desde muito pequeno, João Pedro já demonstrava paixão pelas motos. Aos 3 anos, ganhou sua primeira motinha do pai, que também tem história no esporte e carrega o apelido de “Ovelha”. O apelido “Ovelhinha” surgiu como uma herança dessa conexão familiar com o motociclismo.
Mesmo tão jovem, João Pedro já acumula um impressionante currículo de títulos: 6 vezes campeão sul-mato-grossense- categoria júnior; Campeão e vice-campeão estadual; Campeão cross-country (2 vezes); 5 vezes campeão da categoria mini moto e 3 vezes campeão na categoria super Shield.
Além disso, ele compete em categorias adultas, onde enfrenta adversários com muito mais idade e experiência. “É uma experiência que exige maturidade, mas é muito boa, porque me ensina e me fortalece”, conta o piloto.
Em 2024, João Pedro passou por um dos maiores desafios da sua carreira: uma grave lesão no joelho durante uma corrida em Miranda. Mesmo com dores intensas e usando muletas, ele não deixou que isso o impedisse de continuar. Na semana seguinte, mesmo com apenas 40% da recuperação, alinhou no gate em Caarapó e mostrou, mais uma vez, a força de um verdadeiro campeão. “Foi muito difícil, mas eu não desisti. Acreditei em mim, na minha fé e fui até o fim”, relata.
A rotina do João é puxada e disciplinada: escola pela manhã, treino de laço comprido à tarde, pedal à noite, e nos finais de semana, treinos intensivos de velocross. Ele realiza séries longas para simular as provas oficiais, com treinos que chegam a 50 minutos — o tempo de uma bateria de campeonato brasileiro. Suas inspirações? Seu pai, Diovane dos Santos “Ovelha”, claro, e o professor Carlos Eduardo Mendes Franco, que o acompanha em sua formação técnica e pessoal.
Seus sonhos estão bem traçados: competir no campeonato brasileiro de motocross e realizar o grande sonho de correr nos Estados Unidos. “Lá é o paraíso do motocross”, diz.
Para os jovens que sonham em seguir esse caminho, João Pedro deixa um recado: “Se você quer ser piloto, não desista. Persista. Tenha fé em Deus, treine muito seu psicológico, sua saúde e vá atrás do seu sonho. Com esforço, tudo é possível”