Buscar

Proposta por vereador e Associação de moradores, Oficina de Libras é concluída com apoio da presidência da Câmara

Proposta pelo vereador Adilson Brito em parceria com a presidente da associação de moradores da Vila Jandaia, dona Marlene Brito, uma oficina de Libras foi concluída na última sexta-feira (02) com o apoio da Câmara Municipal de Sidrolândia.

Após 10 encontros de 3 horas cada (30 horas) ministrados pela Advogada e Tradutora intérprete de Libras, Elizangela Britto de Ávila Reis, foram certificados 38 alunos da oficina.

Eles também participaram de uma palestra da professora autora Mestre e Doutoranda Shirley Vilhalva, com o tema "experiência de vida e a cultura surda" juntamente com o Professor Doutor André Reichert, palestrando sobre o tema "Educação bilíngue de surdos". Percebendo assim a grande necessidade de conhecer não apenas sinais, mas a cultura surda e suas necessidades, com os participantes que destacaram a importância e agregação de conhecimento por meio desta iniciativa.

Patrícia Godoy Trindade foi uma das participantes da oficina e disse que foi uma descoberta incrível e uma grande oportunidade, “essa inclusão é fundamental, quando iniciamos a Elizangela contou a história do sofrimento que é, das pessoas que vivem essa situação de você chegar, querer conversar e ninguém te compreender, por isso, é uma necessidade que a sociedade tem e esse projeto deve continuar, e por causa disso é muito importante essa oportunidade do aprendizado”, destacou ela.

Na entrega de certificados, cada participante fez seu pronunciamento. Waldemar Acosta, vereador que também participou da cerimônia de conclusão da oficina de Libras destacou que ficou emocionado com os relatos dos alunos que buscam conhecimento não para si, mas para ajudar e entender o outro, “mostram com isso amor ao próximo”.

O vereador e proponente da iniciativa, Adilson Brito fez questão de agradecer a advogada Elizangela Ávila que é a idealizadora da ação e responsável pela oficina, “a inclusão social é tudo, aqui nós temos professores, comerciantes, universitários, profissionais liberais e isso é muito importante, pois mostra o interesse dessas pessoas em entender o próximo, esse é o primeiro passo”. Destacou ele.

O Presidente da Câmara Carlos Henrique Olindo destacou que é um prazer colocar o poder Legislativo a disposição das associações de bairro, das entidades e principalmente das pessoas. “Nos últimos tempos a câmara esteve distante da população, das ações sociais e um dos nossos compromissos é de mudar isso e aproximar a câmara das pessoas, por isso fico muito feliz de ver vocês aqui buscando conhecimento para fazer as outras pessoas serem incluídas, inseridas, amadas; isso é pensar no próximo”. Destacou Carlos que ainda convidou e sugeriu a professora Elizangela ou os alunos para analisarem a possibilidade de traduzirem as sessões da câmara.