Buscar

Preocupados, médicos e profissionais da saúde assinam carta pedindo que população pratique distanciamento social

Cb image default
Foto: Reprodução - Facebook 

Diversos profissionais da saúde de Sidrolândia, dentre eles, médicos, enfermeiros, técnicos e servidores municipais do setor assinaram uma carta amplamente divulgada na Imprensa local nesta terça-feira (14) falando sobre a pandemia do Coronavírus e pedindo que a população fique em casa, use máscara e pratique o isolamento social, pois Sidrolândia é uma das cidades que apresenta baixo índice de isolamento, em média 48% nos últimos dias quando a recomendação é de no mínimo 70%.

O médico Dr. Maurício Anache representando todos os profissionais da saúde de Sidrolândia entrou em contato com a reportagem do Noticidade na tarde desta terça-feira solicitando a divulgação da carta, ele se mostrou preocupado com a realidade do município onde a grande maioria das pessoas não está cumprindo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

“Esta carta tem também a intenção de dar apoio e dizer que estamos de acordo com as medidas tomadas pelo prefeito Dr. Marcelo Ascoli, pois entendemos a gravidade da pandemia e a sua preocupação em preservar vidas. Observando o que ocorre em outros países, e também em São Paulo, temos que diminuir a curva de contaminação em nossa cidade, ou seja, achatarmos a curva. Fazendo isto teríamos a sorte de nosso sistema de saúde suportar a carga de doentes. Não diminuindo a curva de contágio, poderíamos, sendo otimista, precisar de 25 respiradores, por um período de três meses para tratar nossos doentes. Não temos estes aparelhos hoje e provavelmente não teremos. Nós da saúde de Sidrolândia, estamos prontos para atender nossa população. Estamos fazendo cursos de reciclagem, estudando rotinas médicas em relação à Covid-19, mas precisamos que façam a parte de vocês”. Destaca um dos trechos da carta.

Veja abaixo o texto na íntegra com o nome dos profissionais da saúde que assinaram o documento encaminhado a Imprensa:

Carta á população de Sidrolândia

Nós, trabalhadores da área de saúde do município de Sidrolândia, que assinam esta carta, informamos e orientamos:

1- Passamos por um período muito difícil de nossas vidas, na luta contra a pandemia Covid -19.

2- Pandemia que é produzida por um coronavírus, causando uma doença nova, com letalidade que vai de aproximadamente 1% a 11%.

3- Como é uma doença nova não temos ainda vacina, e pesquisadores do mundo todo estão em busca de uma medicação que cure está doença. Ainda não encontraram esta substância, embora bons resultados tenham sido relatados com o uso de antivirais e também com a hidroxicloroquina.

4- Como ainda não temos a vacina e as medicações usadas não nos garantem ainda uma porcentagem alta de cura,hoje, as armas mais importantes no combate ao coronavírus são a higienização constante das mãos e o distanciamento social, medidas estas orientadas pela OMS.

5- Nosso país está tendo a oportunidade de assistir o que está ocorrendo na Europa e Estados Unidos, vendo seus acertos e erros.

6- Países que demoraram muito para diminuir a movimentação de sua população estão hoje com o maior número de mortos pelo Covid -19, provavelmente devido ao fato de que muitas pessoas terem ficado doentes ao mesmo tempo, fazendo com que o sistema de saúde não conseguisse tratar todos os pacientes ao mesmo tempo ou seja o sistema de saúde entrou em colapso nestes locais.

7- Sendo assim, voltamos a afirmar que a maior arma para o controle desta doença é o distanciamento social ou seja ficar em casa e evitar o contato com outras pessoas.

8 - Fazendo este distanciamento evitamos que muitas pessoas fiquem doentes ao mesmo tempo e assim nosso sistema de saúde não vai colapsar.

9- Observando o que ocorre em outros países, e também em São Paulo, temos que diminuir a curva de contaminação em nossa cidade, ou seja “achatarmos a curva”. Fazendo isto teríamos a sorte de nosso sistema de saúde suportar a carga de doentes.

10- Não diminuindo a curva de contágio, poderíamos,sendo otimista, precisar de 25 respiradores, por um período de três meses para tratar nossos doentes. Não temos estes aparelhos hoje e provavelmente não teremos.

11- A covid -19 não é uma gripezinha boba, é uma doença grave, que faz uma pneumonia importante, que em muitos casos o paciente necessita de UTI, lembrando também de que esta doença não respeita idade ou classe social, podendo atingir não só idosos, mas jovens, crianças e adultos.

12- Na Itália devido ao erro do não distanciamento social, médicos estavam escolhendo quem iria viver ou morrer, devido à falta de respiradores.

13- Nos EUA, estão morrendo mais de 2000 pessoas por dia de Covid -19.

14- NÓS NÃO QUEREMOS QUE ISTO OCORRA EM SIDROLÂNDIA.

15-Nós da saúde de Sidrolândia, estamos prontos para atender nossa população. Estamos fazendo cursos de reciclagem, estudando rotinas médicas em relação à Covid-19, mas precisamos que façam a parte de vocês. FICANDO EM CASA, PRATICANDO O DISTANCIAMENTO SOCIAL E USANDO MÁSCARAS QUANDO TIVEREM QUE SAIR.

16- Sabemos dos problemas sociais e econômicos de medidas que restringem a movimentação de pessoas, mas o governo federal está tomando medidas para diminuir este impacto econômico na vida das pessoas, como também a prefeitura.

17 - Agora, o mais importante é preservamos vidas, não adianta termos o emprego e não termos a vida.

18- Estamos preocupados sim , é uma doença grave que pode tirar a vida de muitas pessoas em nossa cidade, temos que evitar isto. Nós da saúde temos que trabalhar, não podemos ficar em casa nos protegendo contra o coronavírus. VOCÊS QUE PODEM, FIQUEM EM CASA.

19- Para encerrar, além da função informativa, esta carta tem também a intenção de dar apoio e dizer que estamos de acordo com as medidas tomadas pelo prefeito Dr. Marcelo Ascoli, pois entendemos a gravidade da pandemia e a sua preocupação em preservar vidas.

20-FIQUEM EM CASA - USEM MÁSCARAS - PRATIQUEM O ISOLAMENTO SOCIAL.

Assinam:

- MAURICIO ANACHE;

- CLEIDE ROQUE MACHADO;

- SILVIA MARINHO;

- RENATO LIMA;

- MONIQUE ZORZETO;

- SANDRA REGINA MASSUDA ALBUQUERQUE; - ELIZABETH MIOTTO;

- AMANDA DE ARAUJO;

- JEAN ROBERTO ORDAKOSKI;

- MARIANA HELENA BARBOSA;

- ELCIO REIS;

- ALINE SERRANO SPATINE;

- VIVIANI MITANI;

- SHEILA TRINDADE;

- GUILHERME ALVES DE OLIVEIRA;

- CLAUDIA QUADROS MOREIRA;

- JAQUELINE PUERTA PEREIRA;

- TEILA MARIA RODOLPHO FERREIRA;

- RENATA MARÇAL SACAI;

- LAÍZA DA SILVA SILVÉRIO;

- KEILA ANDRÉA PEREIRA MAGALHÃES;

- VALDETE CARDOSO DA SILVA;

- CLAUDINÉIA PALMAS NANTES;

- MARIA JULIANE PEREIRA LOPES GOMES;

- DEGMAR ROSSI;

- ANA LÍDIA ASCOLI;

- JAYANA SOUZA BARBOSA;

- SAMARA RICARDI;

- LIS BETANIA MEDINA;

- LILIANE LOPES;

- ANÁLIA MARTINS;

- ROBERTA LESCANO;

- VANYA ASSIS;

- ANA CLÁUDIA FAUSTINO;

- RONALDO LOPES;

- IDALINA MARQUES DE ARAUJO;

- CARLA ALINE FERRI DO CARMO;

- NAIR MENDES MARTINS DE ALMEIDA;

- ELIZABETH DIAS DE OLIVEIRA AGUILLERA; - DENISE LEITE CALIXTO;

- BELMIRA CORREA MACHADO;

- ELEN RODRIGUES NANTES NOVAES;

- VERONICA PIRES MACHADO NASCIMENTO; - ROSANI DA SILVA;

- LOYS LANY MORAES BASILIO;

- SOLANGE RODRIGUES DA MATA;

- MÁRCIA RAMOS SOARES;

- JESSICA APARECIDA BENETI TOLDO;

- LARISSA DA SILVA ARGUELHO;

- ILMA VENITES;

- ROGÉRIO GONÇALVES;

- ROSILEI DE OLIVEIRA SANTANA;

- ANDRÉIA DE SOUZA VAREIRO;

- ARISTEU MITANI;

- ANDREIA FOGOLIN;

- POLLYANA TOLDO NANTES;

- DIEGO SANTOS SILVÉRIO;

- ROSANE TEREZINHA CEMBRANEL;

- ELISÂNGELA GUARDIANO JAMAR;

- MARCELO TRINDADE JÚNIOR;

- LUCINERI DOS SANTOS;

- DORALICE APARECIDA FERREIRA;

- TATIANA NANTES;

- KATIA CRISTIANE AMARILHA CÉSPEDES;

- ADERLANDIA DIAS;

- MARICELIA CORREA;

- PATRÍCIA BRANDÃO ALVES PEREIRA; - SHEYLA SANTIAGO BENITES;

- ANA PATRÍCIA SIQUEIRA CAMPOS; - MAURO PASSAIA;

- LETICIA MARIA SITORSKI MÜLLER; - GILMAR MARQUES DE LIMA;

- ROZELI FREITAS E SILVA;

- WANESSA ADORYAN;

- CEZAR RODRIGUES DE BRITO;

- ANCELMA VERDELHO DOS SANTOS;

- CARLOS VINICIUS RODRIGUES LEÃO; - MARILEIA MATOS DE OLIVEIRA;

- THIAGO PRATA;

- ADELAIDE VIANA GARCIA;

- ALINE SCHULTZ;

- ADRIELLY DOS SANTOS MOURA;

- NELCY FIORAVANTE;

- ELIZETE CRISTALDO MALHEIROS;

- DENISE CAROLINE PIRES REGINALDO; e - SILMARA TEIXEIRA ANUNCIAÇÃO.