Buscar

Prefeitura reúne comerciantes e orienta as ações de prevenção ao Coronavírus

Cb image default
Divulgação

A Prefeitura de Sidrolândia, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã dessa quarta-feira (18/03), uma reunião com os comerciantes para orientar sobre os procedimentos necessários em relação ao Coronavírus.

Na sala de reunião do paço municipal, comerciantes se reuniram para saberem quais medidas podem serem tomadas, visando as ações para minimizar os impactos da pandemia do vírus na cidade.

De acordo com o secretário de saúde, Nélio Saraiva Paim, foi orientado que nesse momento precisam evitar aglomeração de pessoas, o isolamento social é importantíssimo no combate a transmissão do COVID-19, principalmente para os idosos.

Ao longo da reunião foi falado sobre a importância do cuidado com os funcionários e clientes. Umas das recomendações feitas foi sobre rodízio dos funcionários, limitar número de pessoas em alguns estabelecimentos, procurar vender online, fazer delivery. Essas são práticas que estão sendo adotadas em várias cidades do Brasil, para diminuir a circulação de pessoas.

Cb image default
Divulgação

A diretora, enfermeira Cleide Roque Machado, ressaltou que a única forma de combater esse vírus é ficando em casa, se alimentar bem, tomar bastante líquidos e ter cuidado básicos de higiene.

“Nós esperamos que seja uma prática a partir de agora para toda a população sidrolandense, independente de trabalhar em uma empresa ou não”, declarou a diretora.

Durante a reunião a aceitação das recomendações foram boas, inclusive vários empresários deram suas opiniões e aceitaram contribuir com essa causa.

Esse foi o caso do gerente da Coamo da unidade de Sidrolândia, Walmir Flávio, que contou que a reunião foi proveitosa e que dentro da empresa já estão seguindo os procedimentos necessários para se prevenir.

“A reunião foi muito proveitosa, o que temos de fazer de fato é prevenir, porque se a doença se agravar os recursos serão pequenos, de fato nós na empresa já adotamos várias medidas, pra que a gente tem o menor fluxo de pessoas, eliminamos reuniões, estamos reduzindo ao extremo visitas tanto que nós fazemos, como que recebemos. Estamos procurando resolver tudo de forma virtual, pra que age o menor contato possível entre as pessoas, já temos uma resolução editada dentro da empresa com todos os procedimentos, cartaz de divulgação, já pedimos para confeccionar banner, então são várias ações que a gente está adotando, o que se pode de fato fazer nesse momento é prevenir, seguir todas as orientações de prevenção”, relatou o gerente.

Para o empresário Pedro Ruano foi importante a reunião porque ele pode ver realmente que a situação é preocupante e que medidas devem serem tomadas.

“Eu entrei com um pensamento estou saindo com outro, realmente a situação não é para se ter pânico, mas é para se ter preocupação, acredito que atitudes simples nesse momento pode diminuir muito alguma contaminação maior no futuro, então se a gente trabalhar agora com bastante cautela, todo mundo se preocupar e tentar ser o mais complacente possível com o coronavírus, menor vai ser o impacto futuro”.

Após a reunião o empresário contou que irá fazer uma reunião com os funcionários porque é importante atitudes já de imediato.

“Eu pretendo fazer uma reunião com os meus funcionários agora, já vou deixar bem alerta isso com informações oficiais, diminuir as informações que não levam a nada, só apavoramento, vamos tentar reduzir o horário de trabalho, fazer o revezamento na equipe, quanto menos pessoas tiver circulando na rua essa é a meta, alertar também que os funcionários que tiverem de folga, a comunidade escolar que está sem aula, que fique em casa esse é o grande preventivo”, encerrou Pedro.

O presidente da associação empresarial de Sidrolândia, Mário Arruda, também participou da reunião e relatou que o importante agora é conscientizar as pessoas que esse vírus não é brincadeira, que tem que levar a sério. “Cada comerciante tem que ter o bom senso e entender que isso está grave no nosso país, no nosso estado”, completou o presidente.